2 Estratégias de E-Mail Marketing que Frequentemente são Esquecidas

Por José Roberto Pinto

08 OUT 2014, 10:22

Notícia: 2 Estratégias de E-Mail Marketing que Frequentemente são Esquecidas

Pergunte a qualquer empresário de sucesso que conselho lhe daria a respeito de e-mail marketing e acredite, se estava esperando um conselho que fosse realmente mudar a sua vida ou seu jeito de ver, vai se decepcionar profundamente. Porque no fim das contas, como a maioria das coisas na vida, não existe atalho para o sucesso em uma campanha de e-mail marketing. Entretanto, existe duas dicas básicas que são ótimas e frequentemente desvalorizadas.

1º Foco no que realmente importa
Um e-mail marketing não se trata de um texto enorme, manchetes chamativas ou até mesmo, gráficos incríveis. É claro que a estética ajuda, mas o que realmente importa é a simplicidade, legibilidade e usabilidade. Consegue entender? No fim, tudo se resume ao conteúdo. Se ele não prende o leitor, de nada vale todo o resto.

Quantos artigos você já leu lhe dizendo que a chave do negócio (seja um website, um blog, ou qualquer coisa do gênero) é a criação de um conteúdo de qualidade? O mesmo acontece com o e-mail marketing. O problema é que é realmente difícil fazer um conteúdo que impacte o leitor e o converta em cliente. E não, não, existe nenhum manual, pois, cada caso é um caso. Mas, como tudo no universo, existem algumas verdades.

Primeiro de tudo, encontre a sua voz. Basta ser você mesmo. Todo mundo sabe a diferença entre uma verdadeira expressão de emoção e um discurso de vendas.

Segundo, todo mundo se relaciona com fraquezas, afinal, quem nunca passou por um desafio? Mostrar suas fraquezas não é ruim, ao contrário, te humaniza.

E por ultimo, prove-se. Não fique por ai implorando por atenção ao exibir manchete sensacionalista. Mantenha a simplicidade e a entrega de informações dignas. Nada de "você não vai acreditar o que aconteceu".

Tente um e-mail com três frases, incluindo a linha de assunto e em seguida, peça que o cliente mantenha a leitura, direcionando ao seu site. É isso aí.

Com o tempo, as pessoas vão aprender a confiar em você e pouco a pouco, não vai lhe importar de um nada o título do assunto, os e-mails serão abertos e lidos, porque são confiáveis.



2º A consistência é a chave do negócio
Escolha uma frequência de envio para seus e-mails marketing e cumpra-o.
Quantas campanhas de e-mail marketing falham porque o remetente não foi consistente o bastante? Quantos desistem antes que seu público tenha a chance de realmente ter uma experiência com o conteúdo? É preciso tempo para criar hábitos. E acredite, seus clientes não poderão formar um habito de leitura de seus e-mails se não há frequência e consistência.

Segundo Nir Eyal - Escritor da TechCrunch, Forbes, Psychology Today, Orador frequente da Fortune 500 e Professor da Stanford Graduate School of Business and Design School - as empresas precisam determinar o potencial do seu produto para a formação de um comportamento habitual, traçando dois fatores: frequência (como ocorre o comportamento) e de utilidade percebida (aos olhos do usuário). "A zona de hábito," como eu chamo, é onde ocorre uma ação com frequência suficiente e utilidade percebida para se tornar o comportamento padrão.

A Sulco, empresa americana de tecnologia e suporte, é um grande exemplo disso. Sua principal estratégia é e-mail marketing e ela contribui com mais de 100.000 visitantes únicos por mês. Sabe por quê? Eles enviam um e-mail por semana, exatamente ao mesmo tempo.

"Uma coisa que incentivo a fazer é manter-se em uma base regular nas caixas de entrada dos seus clientes.
No começo enviávamos e-mails esporadicamente. Às vezes era uma vez por semana, outras vezes, os clientes não ouviam falar de nós por três ou quatro semanas seguidas. Os e-mails que enviamos após lapsos como estes, sempre obtiveram uma taxa de abertura menor e as taxas de cancelamento de inscrição mais elevadas do que o e-mail anterior.
Agora, enviamos e-mails toda quinta-feira. Os clientes se acostumaram e nossas taxas de abertura são maiores por causa disso. Mesmo que você não tenha um novo conteúdo a cada semana, ainda pode enviar e-mails úteis para manter o relacionamento."
Diz o CEO da Sulco, Alex Turnbull.

Não importa qual é a frequência, pode ser semanal, quinzenal ou até mesmo mensal. O negócio é definir uma frequência e seguir até mesmo quando você acha que não está dando o resultado que esperava. Afinal, nada acontece do dia pra noite. Como já dissemos, é preciso tempo para criar um hábito.



Quer começar a fazer interações através de E-mail Marketing? A Alfa Networks desenvolveu um sistema que além e enviar o E-mail Marketing faz a gestão completa de sua campanha.

A Alfa Networks é uma empresa de TI focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com mais de quinze anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de E-mail Marketing.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na MÍdia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos