5 Dicas para escolher um Sistema de Gestão (ERP)

Por José Roberto Pinto

30 SET 2022, 10:00

Notícia: 5 Dicas para escolher um Sistema de Gestão (ERP)

Um Sistema de Gestão (ERP) é uma ferramenta indispensável para que gestão da sua empresa seja realizada de maneira mais descomplicada e assertiva, pois:

  • Mantém os processos organizados e dentro de uma rotina;
  • Reduz o tempo gasto em processos operacionais já que eles podem ser automatizados;
  • Otimiza o tempo de todos uma vez que todos os dados estão disponíveis de forma centralizada;
  • Possibilita que o gestor tome decisões com mais rapidez e de forma mais assertiva uma vez que todas as informações estão disponíveis em um só local e podem ser acessados com apenas alguns cliques.

Tendo todos esses benefícios em mente, escolher um Sistema de Gestão (ERP) não é uma decisão que pode ser tomada levianamente. Afinal, é preciso ter calma e levar em consideração diversos fatores antes de fazer a escolha. Pensando nisso, separamos 5 dicas básicas para te ajudar a tomar a melhor decisão.



1. Necessidades da empresa

Necessidades da empresa

A primeira etapa para escolher um Sistema de Gestão (ERP) é definir quais são as necessidades da sua empresa.

Para isso, vale a pena conversar com a sua equipe afim de entender quais são as suas verdadeiras necessidades.

Outra dica é fazer um levantamento de dados afim de identificar falhas e situações anteriores que precisavam de mais cuidado.



2. Funcionalidades essenciais para empresa

Funcionalidades essenciais para empresa

Depois de descobrir todas as necessidades da sua empresa, chegou o momento de listar todas as funcionalidades que são essenciais e que o Sistema de Gestão (ERP) precisa ter.

Outro ponto importante que também precisa ser feito nesse ponto é definir quantos usuários realmente precisam ter acesso ao sistema.



3. Priorize sistemas que sejam SaaS

Priorize sistemas que sejam SaaS

Um dos mais utilizados pelas pequenas e médias empresas no momento, são os Sistema de Gestão (ERP) que sejam Software as a Service (SaaS). Ou seja, sistemas que tenham acesso online e seu pagamento seja mensal.

A vantagem de optar por esse tipo de Sistema de Gestão (ERP) é que para implementar o sistema, a empresa não precisa criar uma infraestrutura de TI. Basta que tenha acesso a internet para ter acesso ao sistema.

Outro ponto muito importante desse tipo de sistema é que não é preciso pagar para que ele seja implementado. Seu pagamento é feito mensalmente, como uma assinatura de streaming.



4. Escalabilidade do sistema

Escalabilidade do sistema

Sua empresa pode até ser pequena e ter poucos colaboradores no momento, mas, ela não será assim para sempre. Não é mesmo?

Assim que a empresa começar a crescer, é preciso que o sistema acompanhe as novas necessidades dela. Afinal, ter que trocar de sistema, não é uma opção viável. Uma vez, que teria o transtorno de passar as informações para um novo sistema. Além do que, levaria um tempo considerável para que a equipe se adapte ao novo sistema.

Exatamente por isso, é preciso analisar e optar por um sistema que tenha a possibilidade de ?se expandir? junto com o crescimento da empresa.



5. Suporte

Suporte

Outro ponto muito importante a ser levado em consideração na escolha do Sistema de Gestão (ERP) é se o sistema tem suporte e como é realizado esse suporte. Ou seja, quais os canais que a empresa que desenvolve o sistema disponibiliza para você entrar em contato caso tenha alguma dúvida ou ocorra algum problema.



Sobre o Sistema de Gestão (ERP) da Alfa Networks

Sistema de Gestão (ERP) da Alfa Networks

Com o Sistema de Gestão Empresarial da Alfa Networks é possível ter controle total da empresa, com disponibilidade imediata de informações, otimização de processos, redução de erros e custos. Além disso, o sistema pode ser integrado com a Loja Virtual, é totalmente online, pode ser acessado de qualquer dispositivo (seja ele celular, tablet, notebook ou desktop) e com o sistema operacional (Android, iOS, Linux e Windows) que desejar.

Além da facilidade no acesso, o Sistema de Gestão Empresarial da Alfa Networks está sempre sendo aperfeiçoado e ao longo dos anos, adquiriu know-how em todos os segmentos de negócios, com clientes em todos os segmentos e, desta forma, evoluiu de acordo com as necessidades do seguimento.

O Sistema de Gestão Empresarial da Alfa Networks atende o setor da indústria, comércio (atacado ou varejo) e prestação de serviços, nos segmentos: alimentação, artesanato, beleza, construção, eletrônicos, elétrica, embalagens, esporte e suplementos, foto e música, gráficas e editoras, joias, moda e acessórios, móveis e decoração, papelaria e livraria, pets, óticas, sex shop, utilidades domésticas e veículos e peças.

Além de indicar o segmento da empresa, o Sistema de Gestão Empresarial da Alfa Networks permite que o gestor escolha o plano que mais se encaixa na realidade da empresa e contrate módulos e limites adicionais de acordo com a necessidade.



Sobre a Alfa Networks

A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira/São Paulo, focada em oferecer suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.

Com vinte e três anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistema de Gestão Empresarial (ERP), Website, Loja Virtual, SMS Marketing, E-mail Marketing, SEO e no fornecimento de Hospedagem, Help Desk e Consultoria.


Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na MÍdia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos