Como 5 marcas de sucesso impulsionaram suas vendas da loja virtual através de quizzes

Por José Roberto Pinto

07 OUT 2015, 10:55

Notícia: Como 5 marcas de sucesso impulsionaram suas vendas da loja virtual através de quizzes

O perfil do consumidor mudou, não importa se sua empresa é grande ou pequena, se vende serviços e/ ou produtos, se é loja virtual e/ ou física, em qualquer um dos casos, não basta apenas oferecer produtos excelentes com preços espetaculares ou então campanhas publicitárias memoráveis. Mais do que isso, os consumidores de hoje em dia querem se conectar com suas marcas preferidas.
A fim de se conectar com seus clientes, e de quebra promover a marca e os produtos, muitos tem se utilizado das mídias sociais, o que é ótimo, afinal, as mídias sociais hoje em dia são indispensáveis. Certo? Mas, veja bem: elas não são o único caminho para se gerar leads e aumentar as taxas de vendas!
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 5 Exemplos de Quizzes (Ou seja, questionários) de sucesso que foram utilizados para aumentar a taxa de venda e leads através do E-mail marketing.

1. Como Z Gallerie utilizou dos famosos Quizzes para trazer 1.000 contatos (através de ligações) por dia.

Quiz de sucesso da Z GallerieTradução: Que sofá se sentiria em casa em sua sala de estar?

Com 57 lojas espalhadas pelo EUA e presença online, a Z Gallerie tem como estratégia proporcionar a cada cliente (seja ele atual ou em potencial) uma experiência única e personalizada. E, exatamente por isso, criou testes como o quiz: "Qual é seu estilo Z Gallerie"? onde, além de recomendar um conjunto de produtos adequados a personalidade de seu cliente, ainda poderia recolher informações de contato.

Z Gallerie: Obrigada por responder ao nosso QuizTradução: Obrigado por ter respondido ao nosso quiz de estilo de personalidade! Descubra a sua abordagem pessoal para descobrir seu estilo e estilos relacionados. Seu Estilo: Urbano Moderno.

Como aplicar este método com sua marca: Crie um quiz com resultados personalizados para cada cliente, de modo que você possa oferecer sugestões de produtos de acordo com o perfil. Lembrando que isso terá de ter a recomendação de um produto especifico ou um grupo de produtos que se correlaciona com a personalidade.



2. Como a Birchbox diferencia seus produtos entre testes de personalidade

Quiz de sucesso da BirchboxTradução: Qual é a sua preocupação atual com sua pele?
[ ] Acne
[ ] Poros Dilatados
[ ] Pele Escamosa
[ ] Anti Envelhecimento

A estratégia da Birchbox gira em torno da criação de um quiz que recomenda produtos com base na personalidade de sua audiência, ajudando assim, a diferenciar produtos semelhantes.
Apesar de não utilizar o seu quiz para gerar leads, a Birchbox, o utiliza para dar ênfase nos produtos mais adequados para seus clientes, oferecendo assim, produtos feitos especialmente para eles.
Como aplicar este método com sua marca: Assim como a Birchbox, crie um teste de personalidade para oferecer produtos baseados nas preferências pessoais de seus clientes. Aliás, você sabia que recomendações personalizadas convertem 5,5 vezes mais do que as recomendações gerais.



3. Como a BioLite capitaliza Tendências através de Quizzes para sugerir produtos

Quiz de sucesso da BioLiteTradução: Quando fico sem força a primeira coisa que faço é:
[ ] Pegar o meu kit de emergência e colocar do meu lado.
[ ] O meu telefone, para verificar se tem outras pessoas na mesma situação.
[ ] Minhas caixinhas de som recarregáveis, partiu festa da dança no escuro!
[ ] Ir a minha geladeira e pegar os produtos perecíveis antes que as coisas comecem a desandar!
[ ] Minha bateria super potente para lidar com isso agora mesmo.

A Biolite desenvolve e fabrica produtos capazes de proporcionar eletricidade quando a energia não está disponível e, através de seus quizzes conseguiram além de gerar leads, avaliar o perfil das tendências da prontidão de uma pessoa quando a energia não está disponível.
A estratégia era simples. A Biolife criou um questionário que teve como objetivo aumentar a conscientização sobre os benefícios de utilizar seus produtos e ainda, recomendar produtos que poderiam ser úteis em cada situação.
Após as perguntas dos quiz, a Biolite, ainda ofereceu a possibilidade de o cliente receber mais informações sobre seus produtos. Esta ação trouxe cerca de 4.852 ligações.
Como aplicar este método com sua marca: Crie um questionário que faça com que o cliente questione a situação o suficiente para comprar seus produtos.



4. Como a marca The Elephant Pants (ou traduzindo, as Calças Pantalona Elefante) utilizou de quizzes para lançar-se com sucesso

Quiz de sucesso da The Elephant PantsTradução: Escolha uma foto

Antes das The Elephant Pants se tornarem o grande sucesso que é hoje em dia, criaram o quiz: "Que par de calças elefante é você?" afim de gerar leads suficientes para financiar sua campanha na agência Kickstarter.
Como nos modelos de quizzes apresentados anteriormente, a The Elephant Pants utilizou de seu quiz para entregar ao cliente recomendações de produtos personalizadas, mas, ao contrário dos anteriores, eles adicionaram ao final do quiz um link para financiarem a campanha da marca. Esta ação foi capaz de levantar $8.500 dólares.
Como aplicar este método com sua marca: Assim como nos modelos anteriores, crie um quiz que recomende possíveis produtos aos seus clientes, mas, ao invés, incentive aos seus clientes a financiar o seu negócio de modo que você tenha um lançamento bem sucedido e desenvolva uma forte base de clientes.



5. Como a Aaron Brothers (Michael) utiliza de quizzes para gerar leads

Quiz de sucesso da Loja Virtual Aaron Brothers (Michael)Tradução: Qual a sua estação favorita?
[ ] Primavera
[ ] Verão
[ ] Outono
[ ] Inverno

A Aaron Brothers (Michael) loja virtual americana que comercializa desde as molduras simples até as personalizadas e também, materiais de arte, criam quizzes com o único propósito de gerar leads. Como é ocaso do quiz: "Qual é a sua cor?" que determinava a cor de cada pessoa e oferecia a opção de compartilhar o conteúdo e assim, gerar leads.
O questionário gerou 515 ligações e tem sido o maior sucesso da recente campanha de marketing da marca.
Como aplicar este método com sua marca: Este é quiz que é praticamente uma cópia daqueles quizzes que fazem sucesso por toda a internet. Essa é a estratégia. Copie a ideia de um quiz geral bem popular e use-o para gerar leads.



E você, o que acha destas ideias? Conta pra gente!

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