Como começar o SMS Marketing?

Por José Roberto

29 AGO 2014, 13:57

Notícia: Como começar o SMS Marketing?

Em qualquer lugar que olhe, é provável observar pelo menos uma pessoa interagir em seu celular. Isso cria uma possibilidade de marketing bastante efetiva. Mas como começar uma campanha de SMS Marketing em sua empresa?

Saber por onde começar, por vezes, pode parecer como a parte mais desafiadora do projeto. Mas, na realidade, começar é muito mais fácil do que você pensa. Tudo o que precisa é seguir dois passos!

1º PASSO: DECIDIR CONTEÚDO
Antes de começar a coletar telefones é imprescindível planejar o conteúdo que será enviado nas mensagens.
Quais informações poderiam ser usadas para agregar valor aos clientes em seu SMS Marketing? Para responder esta pergunta, leia as questões que vem a seguir e observe se alguma atende a sua empresa.

  1. O que seus clientes compram de você? Todos os clientes compram a mesma coisa?
  2. Quantas vezes os clientes compram seus produtos/ serviços? Há algum item de seu mix de produtos/ serviços que compram com mais frequência do que outros?
  3. Existe algum problema comum que seus clientes se deparam?
  4. Tendências sazonais afetam de alguma forma o seu mix de produtos/ serviços?

Exemplo: Uma oficina mecânica pode optar por enviar SMS Marketing lembrando a seus clientes à data de revisão, já que esta é uma coisa geralmente esquecida.



2º PASSO: COLETA DE DADOS
Há uma série de opções para conseguir os dados de seus clientes. Veja abaixo:

1ª Opção: Já tem os dados?
Você ficará surpreso com os dados que já existem em sua organização.
Se você tem um banco de dados sofisticado, como o CRM, ou até mesmo uma planilha Excel, vale a pena da uma olhada nas informações já existentes.

2ª Opção: Basta perguntar! Não tenha medo!
O melhor lugar para começar é perguntando a seus clientes - apenas certifique-se de ter um motivo justificado. Por exemplo, no momento da transação, simplesmente pergunte se gostaria de receber ofertas especiais por mensagem.

3ª Opção: Através de dados de Site opt-ins
Observação: Opt-in é o termo empregado para as regras de envio de mensagens que definem que é proibido mandar e-mails comerciais/spam, a menos que exista uma concordância prévia por parte do destinatário.
Se você tem um website ou uma loja virtual onde possa coletar os dados de seus clientes, inclua uma caixa de seleção simples dizendo: "Gostaria de receber ofertas via SMS?"
Isto é essencialmente a versão on-line de pedir permissão no momento da transação, como na 1ª Opção.

4ª Opção: Palavras chaves Palavras chaves é uma ferramenta fantástica para o crescimento de sua lista de SMS Marketing.
Você pode anunciar uma palavra chave relevante através das mídias sociais, ou mesmo de seus anúncios, permitindo aos clientes optarem por receber ofertas.
Você pode anunciar: "Envie PALAVRA-CHAVE para XXXX para receber nossas ofertas!"
Vale lembrar que em todas as opções é preciso oferecer uma opção para o cliente rejeitar o SMS Marketing caso venha mudar de ideia.



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