Como melhorar o seu processo de gestão em 5 passos

Por José Roberto Pinto

26 SET 2022, 17:00

Notícia: Como melhorar o seu processo de gestão em 5 passos

Já imaginou se o seu negócio com um futuro promissor fechar apenas por falta de organização e uma boa administração? Pois é, essa é realidade de muitos empreendedores.

Segundo um estudo realizado pelo Sebrae em 2016, a má gestão de um negócio é uma das principais causas para uma empresa fechar.

Para que tudo funcione corretamente e sua empresa não corra o risco de fechar, é preciso colocar a casa em ordem. Pensando nisso, listamos 5 passos para melhorar a gestão da sua empresa.

1. Mapeie todos os seus processos

Mapeie todos os seus processos

O mapeamento de processo nada mais é do que uma identificação lógica das atividades que compõe um determinado processo na empresa. Sendo assim, ele é extremamente importante para padronizar o trabalho e identificar as oportunidades de melhoria.

Para realizar o mapeamento do processo, liste toda a sequência de atividades e os responsáveis por cada uma das etapas.



2. Identifique as oportunidades de melhoria

Identifique as oportunidades de melhoria

Com o mapeamento do processo realizado, chegou o momento de identificar as oportunidades de melhoria. Ou seja, identificar pontos do processo que não fluem tão bem assim e, consequentemente, atrapalham o andamento do trabalho.

Uma boa ideia é questionar os colaborados que fazem parte do processo, pois, eles podem ter ideias de como melhorar o processo.



3. Execute processos

Execute processos

Depois de mapear os processos e identificar as oportunidades de melhoria, chegou o momento de implementar todas essas melhorias. Para isso, é importante definir um cronograma de implantação, dividindo todo o processo em etapas.

Lembre-se de sempre começar pelo mais simples e ir evoluindo até que todos os processos sejam implantados.

Outro ponto importante para o sucesso desta etapa é oferecer capacitação para os colaborados responsáveis pelo processo.



4. Avalie resultados

Avalie resultados

Depois de implementar todas as melhorias necessárias, é preciso monitorar e analisar todos os processos através de indicadores de desempenho e de checklist específicos, afim de avaliar se as estratégias empregadas foram bem-sucedidas.

Lembre-se que sempre que precisar, você sempre pode voltar e aperfeiçoar o processo.



5. Automatize processos

Automatize processos

Para que sua empresa ganhe mais produtividade e eficiência é necessário automatizar os processos implementando assim, o Sistema de Gestão (ERP) da Alfa Networks.

A automatização de processos nada mais é do que a transformação de etapas que antes eram realizadas manualmente em procedimentos que utilizam à tecnologia.

Isso não quer dizer que a automação vai substituir a atividade humana e sim, que vai facilitar o dia a dia e otimizar os recursos da empresa de uma maneira geral.

Com os processos automatizado toda a coleta, análise e armazenamento de dados é feito de forma integrada, simples, ágil e com menos chances de ter erros. Desta forma, todas as informações estão disponíveis e podem ser acessadas sempre que houver a necessidade.





Sobre a Alfa Networks

A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira/São Paulo, focada em oferecer suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.

Com vinte e três anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistema de Gestão Empresarial (ERP), Website, Loja Virtual, SMS Marketing, E-mail Marketing, SEO e no fornecimento de Hospedagem, Help Desk e Consultoria.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na MÍdia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos