Design: uma despesa ou investimento?

Por José Roberto Pinto

13 NOV 2014, 16:00

Notícia: Design: uma despesa ou investimento?

Quer admitam ou não, o Design de um website e/ ou loja virtual desempenha um papel fundamental na condução do um negócio de sucesso. Afinal, quando o design é bom, as pessoas percebem. E quando o design é ruim, as pessoas percebem isso, também.

Você quer que sua marca e design sejam memoráveis pelas razões certas, certo? Afinal, depois de tudo, você só tem uma chance para uma boa primeira impressão.
Um bom design não só causa a sua empresa uma boa impressão, ele também ajuda a construir a confiança com os clientes já que as pessoas tendem a tomar uma decisão sobre a credibilidade de uma organização em uma fração de segundo e adivinhe? Geralmente o julgamento é baseado no design.

Tão digital como anda o nosso mundo atualmente, a experiência do usuário é fundamental para o sucesso.
Considere quando você utiliza um aplicativo bancário, se você consegue visualizar facilmente suas contas, fazer pagamentos ou transferências, você fica satisfeito com a sua interação com a marca, certo? Mas se não consegue encontrar o que precisa, provavelmente fica frustrado e simplesmente fecha o aplicativo, certo?
Assim também funciona com um website e/ ou loja virtual, cada interação com a marca, causa uma impressão. Então acredite, empresas com sites desatualizados perdem uma grande oportunidade de envolver seus clientes, prospectar novos clientes e agregar valor a experiência do usuário.

Apesar de tudo isso, muitas vezes é difícil para os gerentes de marketing convencer a liderança da importância de um bom design. Afinal, a liderança muitas vezes não tem em mente que um bom design causa vantagem competitiva, aumenta a confiança dos clientes e a participação de mercado e em última análise, pode até mesmo aumentar a lucratividade. Ou seja, o diferencial quando realmente importa.

Mas não basta apenas nossa palavra sobre isso, não é mesmo? É preciso provar com dois mais dois, que o design realmente é uma grande variável em seu negócio e como tal deve ser dada a devida atenção.
Uma pesquisa da S&P 500* de 2013 revela que empresas que priorizaram liderança em design e recurso de inovação superaram as outras nos últimos 10 anos por cerca de 228%. Essas empresas, não surpreendentemente, incluem: Apple, Coca Cola, Ford, Nike, Starbucks, Target e Walt Disney.

Mas não basta apenas um bom design, é preciso que o projeto esteja no centro da estratégia corporativa.
A Nike, por exemplo, é uma das empresas que tem crescido graças a este modelo de negócio. Nenhuma alteração no layout passa sem que o CEO tome ciência do porque é feita a alteração e o que ela irá trazer a empresa.
Essa posição com relação ao design trouxe-lhes vantagem competitiva e permitiu que a empresa eleve o preço de seus produtos e com isso, aumente sua renda anual em 13%, além é claro de se classificar em posições nas premiações melhores do que antes, como por exemplo, a lista das marcas mais valiosas de 2013 em que conquistou o 24º lugar, duas posições acima que o ano anterior, ou a classificação de 7º lugar como empresa mais inovadora pela Fast Company em 2014.

Um bom design é estratégico, envolvente, funcional e impactante. Ele exemplifica sua marca, conta a sua história e ajuda você a se destacar da concorrência. Acrescenta valor, o que lhe permite ter margens mais elevadas do que seus concorrentes. Além disso, investir em um bom design demonstra que você valoriza sua marca.

É possível ter uma empresa de sucesso sem um bom design? Sim, é possível.
Mas vale a pena o risco? Ralph Speth, CEO da Jaguar, disse: "Se você acha que um bom design é caro, você deveria olhar para o custo de um projeto ruim."



Quer sair com tudo nas suas vendas de final de ano? Invista na melhor! Invista na Alfa Networks!

A Alfa Networks é uma empresa de TI focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com mais de quinze anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk, Consultoria e Marketing Online.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Chat - Deixe uma mensagem