E-mail Marketing versus Mídia Social

Por José Roberto

20 OUT 2014, 13:36

Notícia: E-mail Marketing versus Mídia Social

Não me leve a mal, todos os dias há mais de dez razões para concentrar seu tempo e orçamento em mídias sociais a fim de crescer seu negócio. Mas as mídias sociais são realmente o meio para fazer gerar renda em seu negócio ou você investe apenas porque lhe dizem que é o caminho correto, entretanto, não há nenhum retorno?

Pode parecer loucura, mas como tudo na vida, as mídias sociais nem sempre trazem vantagem a todas as empresas. É lógico que a presença em meio delas é obrigatória, mas você deve manter suas prioridades de marketing definitivamente alinhado com o ROI* que trazem, independentemente do que é mais novo ou considerado tendência no mundo do marketing.

* ROI: Sigla para Return on Investment, que em português significa Retorno sobre Investimento. O ROI nada mais é do que a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, e o montante de dinheiro investido, é um termo muito usado em publicidade online.



Esmaga números
Vários estudos em escala global que examinam o valor de e-mail marketing contra as mídias sociais dizem que o e-mail marketing supera de longe as plataformas de mídias sociais quando se trata de obter clientes e lucros. Destacando ainda que o e-mail é cerca de 40 vezes mais eficaz para a aquisição de novos clientes e tem três vezes mais a probabilidade de conduzir a venda.


O que esses números significam para você? Depende.
Obviamente estes estudos examinaram uma ampla gama de empresas, mas isto não importa realmente, quando se trata de apenas seu negócio. É necessário mensurar os dados de vendas de sua loja virtual para determinar a melhor estratégia a ser seguida.

Entretanto há de se levar em consideração que algumas coisas são bem mais difíceis de quantificar com números, às vezes, sua página no Facebook, Twitter ou até mesmo Instagram não está trazendo novas vendas, mas, ainda assim, a presença nas mídias sociais tem valor. Afinal, hoje em dia, quando seu público alvo te procura on-line, automaticamente supõe que tenha uma página nas mídias sociais em que possam te olhar e assim, decidir se confiam ou não em sua empresa. Pode ser que você não consiga quantificar, mas tenha em mente que no fim das contas, isso será uma parcela responsável por uma venda que pode ser imediata ou até mesmo futura.

Tenha em mente que a mídia social humaniza o seu negócio e conecta com seus clientes e seus clientes em potencial, e por isso, nunca vai ser realmente um desperdício de tempo e esforço. Mas, mesmo assim, você nunca pode ser capaz de rastrear essas vitórias de mídia social, pode até mesmo não ter nenhum comentário que mostre que você está fazendo bem em manter uma página em mídias sociais.


O que isso significa para as suas prioridades?
Uma vez que você analisar seus dados terá uma melhor ideia de onde o seu ROI está vindo e assim poderá ver se está realmente focando naquilo que funciona ou apenas seguindo conselhos que não se aplica a sua empresa e, portanto, conseguirá definir aquilo em que deve se dedicar mais tempo.

Do outro lado da equação, você deve se certificar de que você está dando ao e-mail marketing a atenção que merece. Cada e-mail que você envia, chega a uma pessoa que pode se interessar pelo seu conteúdo. Isso é mais do que pode se dizer de um post no Facebook que exibe no feed de notícia em no máximo dez por cento dos seguidores da página de sua empresa.

Tenha em mente que é preciso definir o período que lhe trará mais resultados (mensal, quinzenal ou semanal?) e seguir o cronograma metodicamente para criar um padrão aos olhos de seus clientes.
Defina ainda o padrão que lhe traz maiores resultados, e-mail com ou sem imagens, tamanho de texto e cores. Afinal, o que realmente imporá é resultados e portanto, tudo deve ser decidido com base neles.



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