10 Erros bobos que você comete quando envia um e-mail marketing

Por José Roberto Pinto

03 MAR 2017, 17:17

Notícia: 10 Erros bobos que você comete quando envia um e-mail marketing

Apesar das mídias sociais, o e-mail marketing ainda é uma das maneiras mais eficazes e poderosas para se atrair clientes e, retê-los. Mas, se você quiser que seu e-mail marketing se destaque em meio a tantos outros e, não vá parar na lixeira, você precisa evitar cometer estes 10 erros!

1º Erro: Não ser responsivo
1º Erro: Não ser responsivo Você sabe como as suas campanhas de e-mail marketing está sendo exibido em todos os dispositivos (desktops, notebooks, tablets e celulares)? Não? Então, está na hora de verificar! Afinal, uma das maneiras mais fáceis de garantir que um e-mail marketing vá diretamente para a lixeira assim que é aberto, é deixando o seu cliente frustrado por não conseguir ler o e-mail de forma correta.



2º Erro: Concentrar-se apenas em promoções
2º Erro: Concentrar-se apenas em promoções Em vez de usar o e-mail marketing como apenas mais uma ferramenta para vendas, experimente utilizá-lo como um meio para envolver e fidelizar os seus clientes. Para melhorar os seus resultados, experimente oferecer aos seus clientes informações que são úteis e que não necessariamente envolva o seu produto e, sim, o segmento. Compreende? É claro que nos fim das contas o seu objetivo final é vender, mas, acredite! Clientes mais engajados com a marca são mais propensos a abrir e-mails e, consequentemente, comprar.



3º Erro: Ter uma linha de assunto confusa, enganosa ou chata
3º Erro: Ter uma linha de assunto confusa, enganosa ou chata A linha de assunto é a primeira coisa que o seu cliente vai ver na caixa de entrada. Ela também é responsável por fazer com que seu cliente clique ou não no e-mail. E, é exatamente por isso que é preciso gastar algum tempo na elaboração dela. Torne-a clara e atraente. Só cuidado para não promoter algo que não vai cumprir. Afinal, ninguém gosta de ser enganado, certo?



4º Erro: Incorporar a mensagem em uma imagem
4º Erro: Incorporar a mensagem em uma imagem Evite colocar seu texto em imagens, pois, se houver algum problema e, a imagem não for exibida, automaticamente o seu texto também não irá. Opte então, por mesclar um pouco de cada um. Dessa forma, o texto sempre será legível e, a mensagem sempre passará.



5º Erro: Ter um texto muito grande
5º Erro: Ter um texto muito grande Você sabia que depois que um cliente abrir o e-mail marketing, você tem apenas 20 segundos para conquista-lo? Pois é! Isso é apenas o tempo de dar uma batida de olho nas imagens e ler por cima no máximo umas 50 palavras. Consegue ver o quão rápido é isso? Então, experimente incluir uma imagem bem atrativa e um texto incrível, mas que seja conciso.



6º Erro: Não ter um botão call to action
6º Erro: Não ter um botão call to action O ponto chave de um e-mail marketing é conseguir que o usuário realize determinada ação, seja ela qual for. Então, não ter um botão call to action (botão de chamada à ação) é simplesmente um erro. Por isso, é preciso que seu e-mail inclua pelo menos um link direcionando para algum endereço como: website, loja virtual, blog ou redes sociais.



7º Erro: Erros em geral
7º Erro: Erros em geral Não há nada mais chato do que receber um e-mail marketing com erros gramaticais ou com um link que está quebrado ou direcionando para a página errada. Para evitar que isso ocorra, lembre-se de verificar o texto com um corretor gramatical (recomendamos utilizar o Flip) e, todos os links. Depois de verificar, chegou a hora de passar a outra pessoa que possa também realizar a verificação, pois, às vezes alguns errinhos básicos acabam passado batido por quem produziu o e-mail marketing.



8º Erro: Enviar com muita frequência ou muito raramente
8º Erro: Enviar com muita frequência ou muito raramente A maioria das empresas comete o erro: ou enviam muitos e-mails marketing a ponto do cliente se irritar com a empresa ou, de menos fazendo com que o cliente acabe por se esquecer da marca. Como cada empresa é uma empresa, para encontrar o ritmo certo mantenha um olho nas suas taxas de abertura e os cancelamentos de inscrição.



9º Erro: Não acompanhar as métricas
9º Erro: Não acompanhar as métricas Não acompanhar o desempenho da campanha através de métricas como taxas de abertura e cliques nos links é um erro, pois, estes indicadores vão te ajudar a ajustar e melhorar a sua campanha de e-mail marketing.



10º Erro: Não limpar a lista de contatos
10º Erro: Não limpar a lista de contatos É como escovar os dentes, sua lista de contatos precisa ser limpa para que e-mails inativos sejam excluídos e, assim, sua lista esteja saudável.



Se você é um empresário e quer desenvolver uma campanha de e-mail marketing, entre em contato conosco e descubra tudo o que a Alfa Networks pode fazer por seu negócio!

A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, Marketing Online, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na MÍdia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos