5 Gatilhos Mentais para Aumentar a Efetividade da Campanha de E-mail Marketing

Por José Roberto Pinto

25 AGO 2017, 14:30

Notícia: 5 Gatilhos Mentais para Aumentar a Efetividade da Campanha de E-mail Marketing

Muitas vezes tomamos decisões baseadas apenas em nossas emoções, afinal, nem sempre temos disposição para pensar logicamente em cada pequena decisão que tomamos ao longo do dia-a-dia. Não é mesmo?
Por exemplo, quando abrimos nossa caixa de entrada, lemos apenas aqueles e-mails que nos chamam a atenção, descartando todo o resto. Esta escolha nada é mais do que uma escolha emocional.

Pensando nisso, separamos 5 Elementos Psicológicos que Afetam a Decisão de um Consumidor.

1. Use o Gatilho de Medo da Perda

E-mail Marketing: Use o gatilho de medo da perda

Quem nunca teve medo de perder uma mega oferta?
Por exemplo, se você envia um e-mail: "Desconto especial de 30% apenas para você!" provavelmente poderá até ter boa taxa de abertura , mas o resultado não será imediato. Agora, se você enviar um e-mail: "Desconto rápido somente para você! Expira em 1 hora!" a probabilidade de obter uma resposta imediata é bem maior!
Outra forma de utilizar este gatilho é destacar que o produto tem poucas peças em estoque. Quanto menor a quantidade, mais o cliente sente a sensação de urgência e, quanto mais ele sente a sensação de urgência, mais rápido ele realiza a compra.
Quer potencializar as métricas da sua campanha de e-mail marketing? Experimente incluir na sua linha de assunto palavras como: "Expira" e no corpo do e-mail dê preferência para oferta de produtos que possuem pouca quantidade.



2. Escolha a Cor Certa

E-mail Marketing: Escolha a cor certa

Você sabia que a cor do seu e-mail marketing pode ser responsável por 60% da aceitação ou rejeição de um produto ou serviço? Pois é!
Cada cor é capaz de desencadear determinada resposta emocional, por isso, é preciso certificar-se de que a paleta de cores para o seu e-mail marketing esteja de acordo com a resposta emocional que deseja incitar. Por exemplo:


E-mail Marketing: Psicologia da cor Azul

Emoções e sentimentos que a cor provoca: Representa calma, confiança e segurança. Aumenta a criatividade, contemplação e espiritualidade.
Como pode influenciar as pessoas: Cria um senso de segurança e promove confiança na marca.


E-mail Marketing: Psicologia da cor Laranja

Emoções e sentimentos que a cor provoca: É uma cor equilibrada, vibrante e cheia de energia. Refrete calor, excitação e entusiasmo.
Como pode influenciar as pessoas: Usada geralmente para chamar atenção, é a cor preferida dos compradores impulsivos. Perfeita para criar Call to Actions como: Compre Agora! Acesso Imediato!


E-mail Marketing: Psicologia da cor Vermelha

Emoções e sentimentos que a cor provoca: A mais quente e dinâmica cor: ativa, apaixona e emociona. Estimula a energia e pode aumentar a pressão sanguínea, a respiração, as batidas do coração e o pulso. Incentiva ações e a confiança. Aumenta a paixão e a intensidade. Fornece um sentido de proteção do medo e ansiedade.
Como pode influenciar as pessoas: Cria um senso de urgência e, por isso, é frequentemente utilizada em liquidações e para atrair compradores impulsivos.


Embora a Psicologia das Cores defina a sensação de cada cor , é preciso que se tenha em mente que, a melhor maneira de descobrir a cor que desencadeia a resposta mais favorável ao seu e-mail marketing é através de testes.



3. Escolha a Imagem Perfeita

E-mail Marketing: Escolha a imagem perfeita

É como dizem: "Uma imagem vale mais do que mil palavras!"
Assim como a escolha da cor, a escolha de uma boa imagem é imprescindível. A maioria dos leitores não lê todo o e-mail marketing, apenas dão uma passada de olho pelo e-mail em busca de algo que lhe chame a atenção. Uma imagem poderosa pode ser o que lhe impeça de seguir para o próximo e-mail.
Fica dica: Evite escolher imagens impessoais e dê preferencia para imagens de pessoas que se possível, estejam sorrindo.



4. Use o conteúdo para criar uma relação com o cliente

E-mail Marketing: Use conteúdo para criar relacionamento

Hoje em dia há tanta informação que, a única maneira de realmente chamar a atenção do seu cliente é conversando com ele sobre o que realmente o que importa. Ou seja, ele.
Para facilitar, experimente segmentar as suas listas de e-mail de acordo com alguns parâmetros, como: localização, gênero, idade, interesses, dentre outros. Depois disso, basta escolher um segmento e produzir um conteúdo que seja realmente relevante para ele. Isso aumentará o envolvimento do cliente com a marca e, de quebra, fará com que a fidelidade dele para com a marca aumente.



5. Use Prova Social

E-mail Marketing: Use prova social

Que a prova social afeta - e, muito - o comportamento do consumidor, isso agente já sabe (saiba mais sobre a importância da prova social clicando aqui). Inclusive, segundo a Forbers, cerca de 88% dos consumidores confiam em opiniões online. Podemos então, deduzir que um e-mail marketing que fornece alguma prova social terá mais impacto do que aquele que não tem, certo?
Lembre-se, você não precisa incluir um longo depoimento para impressionar o seu leitor. Às vezes apenas uma citação já é suficiente. Seja criativo! Você pode incluir um link para a sessão de depoimentos em seu website ou para as avaliações do Facebook, incluir um vídeo que tenha um depoimento de um cliente, mostrar alguns dos clientes que atende, citar a quantidade de clientes atendidos, mostrar fotos de clientes utilizando seus produtos, mostrar o resultado final de um serviço realizado, dentre outras formas.



E você? Já usou algum desses 5 Gatilhos Mentais para aumentar a efetividade da sua Campanha de E-mail Marketing? Se sim, conta pra gente como foi!




Se você quer iniciar uma Campanha de E-mail Marketing, entre em contato agora mesmo com a Alfa Networks e, descubra tudo o que podemos fazer por seu negócio!


A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, Marketing Online, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na MÍdia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos