Fim do E-Sedex?

Por José Roberto

26 DEZ 2016, 14:35

Notícia: Fim do E-Sedex?

Mergulhados na maior crise financeira da história dos Correios - para ter uma ideia, em 2015, a empresa registrou um prejuízo de R$ 2,1 bilhões - a diretoria executiva da empresa decidiu descontinuar o serviço que é responsável por cerca de 30% do faturamento das lojas, o E-Sedex!

Se você possui uma loja virtual, aposto que está bem familiarizado com o E-Sedex, Correto?
Pra quem não conhece, o E-Sedex é um serviço dos Correios elaborado exclusivamente para atender ao comércio eletrônico.
Neste serviço, a taxa de envio é praticamente igual ao de uma encomenda convencional (PAC), mas, tem os mesmos os prazos de entrega do Sedex, sendo diferenciando apenas na área de cobertura (que é restrita a apenas algumas cidades) e, no limite de peso (que pode chegar apenas até 15 quilos).

Embora os comentários sobre o fim do serviço já estejam rolando há mais ou menos um ano, a decisão de descontinuar o serviço a partir da virada do ano (1º de janeiro) pegou todo mundo de surpresa.
Preocupados com as consequências que essa decisão, a Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost) conseguiu uma liminar na Justiça para impedir os Correios de colocar em prática a descontinuação do serviço.

De acordo com a decisão da juíza Diana Maria Wanderlei da Silva, da 5º Vara do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, o plano estratégico foi aprovado apenas pela Diretoria Executiva sendo que, o órgão competente para deliberar este assunto seria o Conselho de Administração. Sendo assim, a juíza deferiu uma liminar que proíbe o cancelamento do serviço.

Então não é o fim do E-Sedex?
Ainda que a decisão da juíza deixe setor esperançoso, é preciso considerar que a liminar é no mínimo frágil, afinal, depende apenas do Conselho de Administração assinar o documento para que o serviço seja cancelado.
Tendo isso em mente, o nosso conselho é que os empreendedores que possuem loja virtual busquem soluções no mercado para evitar que haja prejuízos na logística da loja virtual. Assim, se o documento for assinado já terá um Plano B pronto para ser executado.
É como dizem: "Melhor prevenir do que remediar".



A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, Marketing Online, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Chat - Deixe uma mensagem