Top 7 Gatilhos Mentais para Alavancar as suas Vendas

Por José Roberto Pinto

08 JAN 2016, 11:46

Notícia: Top 7 Gatilhos Mentais para Alavancar as suas Vendas

Quanto tempo você gasta tentando adquirir visitantes para a sua loja virtual? Provavelmente muito. Certo? No entanto, sejamos sinceros, todos nós sabemos que todas estas visitas são inúteis, a menos é claro, que consiga levá-los a comprar seus produtos e/ ou serviços.

A maioria das pequenas empresas hoje possui poucos recursos, pessoal reduzido e, se não bastasse tudo isso, pouco tempo. Isso definitivamente torna a tarefa de vender um verdadeiro desafio. Mas, não se desespere! Pra tudo se tem uma solução e, para esta questão, está em encontrar os gatilhos mentais que no seu caso, mais convertem. Por isso, segue abaixo 7 Gatilhos Mentais que você definitivamente tem de considerar.

1º Gatilho Mental: Evitando a Dor
LOJA VIRTUAL: EVITANDO A DORSabia que os maiores psicólogos afirmam que este é um dos maiores gatilhos de comportamento? Pois é a mais pura verdade. Experimente explicar como o seu produto e/ ou serviço ajuda ao seu público alvo evitar a dor de alguma forma e voilá as vendas irão acontecer.


2º Gatilho Mental: Realizando algo Prazeroso
LOJA VIRTUAL: REALIZANDO ALGO PRAZEROSOA segunda motivação mais eficiente para se levar alguém a fazer alguma coisa é ajudando-os a realizar algo prazeroso. Afinal, evitar a dor e o prazer estão no centro de todas as decisões humanas. Deixe claro como seu produto e/ ou serviço pode proporcionar o lado prazer da equação.


3º Gatilho Mental: O Poder da Novidade
LOJA VIRTUAL: O PODER DA NOVIDADEQuando você houve que abriu um novo restaurante na cidade, não te cria algum interesse na mente? Em um nível fisiológico, quando descobrimos algo novo estimulamos a liberação de dopamina em nosso cérebro. E quando liberamos a dopamina associamos essa novidade à recompensa e prazer. E, é exatamente por isso que é tão comum as empresas renovarem seus produtos a todo o momento. Experimente então, oferecer taxas novas e inovadoras e com certeza duas vendas irão subir.


4º Gatilho Mental: A Necessidade de Saber por quê
LOJA VIRTUAL: A NECESSIDADE DE SABERA psicóloga Ellen Langer realizou recentemente um experimento com pessoas que estavam na fila para tirar um xerox. Ela perguntou: "Desculpe, mas, será que eu poderia cortar a fila? Tenho apenas cinco páginas para tirar xerox" e cerca de 60% das pessoas permitiram que ela cortasse a fila. Então, ela resolveu começar a perguntar: "Desculpe, estou com um pouquinho de pressa... Será que eu poderia cortar a fila? Tenho apenas cinco páginas para tirar xerox" e, este número subiu para 94%. Explique ao seu público exatamente porque ele deveria adquirir seu produto e/ ou serviço e você irá ver a sua taxa de conversão em vendas aumentar.


5º Gatilho Mental: A Prova Social
LOJA VIRTUAL: A PROVA SOCIALA Wikipedia define a prova social como "um fenômeno psicológico em que as pessoas assumem as ações dos outros, na tentativa de refletir o comportamento correto para uma determinada situação. Este efeito é importante em situações sociais ambíguas, onde as pessoas não são capazes de determinar o modo apropriado de comportamento, e é impulsionado pela suposição de que as pessoas ao redor possuem mais conhecimento sobre a situação".
Você pode utilizar a prova social através de depoimentos (em redes sociais ou, através de sites de avaliação), avaliação de produtos e comentários feitos em sua loja virtual, ou até mesmo através de uma pesquisa de satisfação do cliente.


6º Gatilho Mental: O Desejo de Pertencer
LOJA VIRTUAL: O DESEJO DE PERTENCERTodo mundo tem o desejo de pertencer a algo que seja maior do que ele mesmo. A Basecamp (empresa responsável pelo aplicativo de gerenciamento de projetos de mesmo nome) aproveita deste desejo de forma eficaz. Em todas as campanhas de marketing, seja online ou off-line, eles sempre dizem: "XXXX Empresas já se inscreveram para Basecamp gerenciar seus projetos. Hoje é sua vez!"


7º Gatilho Mental: O Medo de Perder
LOJA VIRTUAL: O MEDO DE PERDERNinguém gosta de pensar que poderia perder alguma coisa boa. Experimente utilizar deste gatilho através da limitação de quantidade de produtos ou ofertas que você tem disponível.



E você? Já utilizou alguma dessas táticas para alavancar a sua taxa de vendas? Conte para nós como foi o resultado!

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