O Calcanhar de Aquiles: Como elaborar um Plano de Gestão Financeira

Por José Roberto Pinto

23 SET 2014, 17:15

Notícia: O Calcanhar de Aquiles: Como elaborar um Plano de Gestão Financeira

A maioria das pequenas e médias empresas nasce de empreendedores que trabalharam por muitos anos em determinado segmento, e, portanto, obterão conhecimento e do domínio do negócio. Entretanto, quando o assunto é Finanças, falta o conhecimento necessário. A isso, chamamos de o famoso calcanhar de Aquiles.

Não é nada fácil estabelecer controle do dinheiro que entra e sai se não houver uma Gestão Financeira. A Gestão Financeira utiliza procedimentos e controles internos que viabilizam conhecer a condição financeira da empresa, possibilidades de melhoria e a tomada de decisão. Compreendendo assim, contas a receber, contas a pagar, fluxo de caixa, captação de recursos, aplicação dos recursos disponíveis e planejamento financeiro e orçamentário, entre outras coisas.

Os primeiros passos que a empresa deve tomar em relação à gestão eficiente das Finanças é o estabelecimento de procedimentos e controles, tais como:

  • Contabilização de fatos que afetam a situação patrimonial do investimento (compra, venda, entrada/saída do estoque, etc. );
  • Adotar um sistema de custos que viabilize o cálculo correto do preço de venda do produto ou serviço;
  • Criação, planejamento e controle do Fluxo de Caixa (entradas/saídas/contas bancárias);
  • Definir um planejamento orçamentário, acompanhá-lo e revisá-lo, se necessário;
  • Acompanhar a evolução do patrimônio da empresa e maximizar sua lucratividade e rentabilidade;
  • Auditar os registros e conferir se todos os documentos estão sendo devidamente controlados.

Quer ter o controle total de sua Gestão Financeira, com disponibilidade imediata de informações seguras, redução de erros e com otimização de processos? Seja indústria, comércio (atacado ou varejo) ou até mesmo serviços, entre em contato com a Alfa Networks para implementar um Sistema ERP Integrado.

ERP, do inglês Enterprise Resource Planning ou como é chamado em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG), nada mais é que um sistema de gestão empresarial que possibilita o gerenciamento dos processos operacionais e administrativos, tendo como principal objetivo centrar as informações e gerir o fluxo durante todo desenvolvimento da atividade empresarial, integrando os setores da organização possibilitando assim, acesso ágil, eficiente e confiável às informações gerenciais, dando suporte à tomada de decisões em todos os níveis do negócio.

Construído sobre um banco de dados centralizado, o Sistema ERP da Alfa Networks é desenvolvido em NUVEM de acordo com sua necessidade, com todos os sistemas 100% online, acessados de qualquer dispositivo, seja ele Computador, Notebook, Celular ou Tablet, e com qualquer Sistema Operacional, seja ele Windows, Linux ou IOS. O uso de um Sistema ERP da Alfa Networks em uma empresa, dá a seus gestores o controle total sobre a empresa.



A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na MÍdia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos