O que é pesquisa social e como ela pode afetar sua taxa de vendas?

Por José Roberto Pinto

27 MAI 2016, 15:22

Notícia: O que é pesquisa social e como ela pode afetar sua taxa de vendas?

Sabe quando você precisa comprar alguma coisa, vai pesquisar na internet e, encontra aquela oferta incrível, mas, logo em seguida se depara com o fato de que não conhece aquela loja virtual e, não sabe se é uma empresa séria ou uma fraude?

Qual é a primeira coisa que você faz? Provavelmente, pesquisar pela internet, principalmente nas mídias sociais, a experiência de outros usuários com esta loja virtual. Certo? Acredite-me, você não é o único! E, é justamente esse ato de pesquisar, principalmente nas mídias sociais, que, denominamos como: pesquisa social.

Agora que você já sabe exatamente o que é uma pesquisa social, vamos falar sobre o quanto ela pode influenciar no processo de tomada de decisão de uma compra, ou seja, como ela interfere diretamente na sua taxa de vendas.

Quantas vezes você se interessou por determinado produto, achou o preço incrível, então, foi pesquisar na internet a reputação da loja virtual e, simplesmente desistiu de realizar a compra porque a loja era super problemática com as entregas, ou seja, atrasava horrores e, se precisasse realizar uma troca então? Esquece!
Consegue perceber a importância da pesquisa social? Uma venda que tinha tudo para ser concluída, simplesmente não aconteceu por conta da opinião alheia a respeito do seu negócio.

Como combater as avaliações ruins de uma vez por todas e parar de perder vendas
COMO COMBATER AVALIAÇÕES RUINS
Como já diz o dito popular: Não da para agradar a Gregos e Troianos, certo? Certamente que sim! Mas, apesar disso, há uma grande diferença entre uma empresa que tem mais avaliações boas do que ruins e uma que tem mais avaliações ruins do que boas. Né? É compreensível que se tenha uma ou outra avaliação ruim, afinal, nenhuma empresa, por melhor que seja, é passível de erro. Mas, muitas? Ai é pedir demais.
Para quem esta com este tipo de problema, ou seja, para aqueles que estão tendo mais reclamações do que elogios, não há muito para onde correr. É preciso rever os processos e buscar formas de melhorá-los para que a situação mude. Afinal, nada além de uma mudança no funcionamento da empresa poderá trazer bons resultados.


Como divulgar as boas avaliações a fim de conquistar novos clientes
COMO DIVULGAR AS BOAS AVALIAÇÕES
Para as empresas que já tem boas avaliações, o negócio é divulga-las, para que quem não conheça a empresa, veja elas, sinta-se seguro e, seja impulsionado a finalizar a compra.
Para isso, você pode destacar estas boas avaliações nas redes sociais em forma de postagens no perfil da empresa. Vale postar prints de postagens nas redes sociais ou mensagens de agradecimento enviadas a empresa, fotos de clientes recebendo o produto ou utilizando-o e, é claro, avaliações feitas na página.


Dica Bônus: Como estimular a postagem de avaliações
COMO ESTIMULAR A POSTAGEM DE AVALIAÇÕES
Provavelmente você esta se perguntando o poderia fazer para que seus clientes postem avaliações do seu produto e empresa. Certo? Ao contrário do que imagina, isso é bem simples, se o seu cliente se sentir suficientemente feliz, ele definitivamente irá compartilhar. Para isso, além e oferecer um bom atendimento, vale a pena investir num programa de oferecimento de cupons de desconto ou envio de brindes para os clientes que avaliam. Por exemplo? Você pode ter uma promoção fixa que oferece um cupom com 45% de Desconto para o cliente que postar uma foto usando o produto nas mídias sociais e marcar determinada hashtag.



E, você? O que acha das pesquisas sociais? Já teve problemas com alguma avaliação ou perdeu alguma venda por conta dela? Conta pra gente!

A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, Marketing Online, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na MÍdia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos