O segredo do SMS Marketing

Por José Roberto Pinto

05 MAR 2015, 09:36

Notícia: O segredo do SMS Marketing

Quando se tem um negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, tudo o que se quer é aproveitar de quaisquer meios de marketing disponíveis e acredite, há uma imensa infinidade de ferramentas possíveis. Mas enquanto muitos utilizam do e-mail marketing e do marketing de conteúdo, a maioria das pessoas acaba se esquecendo do SMS Marketing.

Mas porque o SMS Marketing é tão importante?
Vejamos os fatos: todo tem um celular, até mesmo o seu vizinho de nove tem um que utiliza enquanto espera o transporte escolar para ir à escola. Na verdade, segundo estatísticas, cerca de 70% da população do mundo inteiro possui ao menos um celular. Tudo bem, nem todos estes telefones são smartphones super-tecnológicos, mas te garanto que todos eles - sem exceção - são capazes de enviar e receber mensagens de texto. Então, te pergunto novamente, porque o SMS Marketing é tão importante? Simplesmente porque é uma maneira mais rápida de chegar ao cliente por ser de fácil acesso, além do que, é a maneira mais direta de fazer isso.

Considere o E-mail Marketing, por mais que o cliente tenha uma conta de e-mail, ainda assim é possível que o cliente não veja seu e-mail a tempo, ou que nunca venha a ver, dependendo da quantidade de vezes em que ele acessa sua caixa de entrada. Já o SMS Marketing, não. Por quê? Pergunto-te, quantas vezes você sai de casa sem o seu celular? E mais importante ainda, quanto tempo você demora em abrir um SMS? Garanto que você nãos ai de casa sem o seu celular e que visualiza as mensagens praticamente na velocidade em que recebe, acertei?

Tudo bem, eu sei que é difícil conseguir o número do telefone celular de um cliente (aliás, é exatamente por isso que o SMS Marketing não é tão popular), afinal de contas, ninguém quer passar essa informação, simplesmente por medo de ao fornecer o número ficar a mercê de ser assediado pela empresa ou dela fornecer seus dados para terceiros, que sabe se lá Deus o que vai fazer com isso. Então, como conseguir isso?
Fácil, ou melhor, não é exatamente fácil, mais, sim, é bem simples, sabe?
Defina algumas regras, como: estabeleça a frequência de envio de SMS Marketing por mês, o tipo de conteúdo que você irá enviar, além é claro de também definir uma politica de segurança das informações (aliás, se tiver alguma empresa terceira envolvida nisso, não se esqueça de avisar e esclarecer sobre a questão das informações e sua politica) e então, tudo certo, basta fornecer estas regras aos seus clientes. É lógico que muitos deles não vão ser convencidos a se cadastrar na tua lista de números, mas, não se desespere, garanto que com o tempo você irá conseguir o número deste cliente, baste ter um pouco de paciência e tato.

Depois de conseguir o número não se esqueça de seguir estas 3 regrinhas:

  1. Faça direito! Lembra aquelas regrinhas que você já tinha estabelecido anteriormente e apresentado ao cliente para conseguir o seu número? Então, nada de não segui-la. O que quer que tenha estabelecido siga a risca. Isso é extremamente importante para provar que você tem palavra, que sua empresa tem palavra.
  2. Simplesmente não de um de stalker, ou seja, um perseguidor. Umas duas ou três mensagens por mês são mais que suficientes. É lógico, se você trabalha com lembrete é outra coisa totalmente diferente.
  3. Sempre ofereça uma maneira de cancelar o serviço e se o cliente solicitar, retire-o da sua lista imediatamente. Acredite, ele vai lhe respeitar por isso e futuramente quem sabe, pode até ser que queira voltar a fazer parte da lista. Mas o contrário não poderia ser mais verdadeiro, não retirar da lista só vai lhe trazer problemas, afinal cliente insatisfeito pé sinal de perigo.


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