Seu website e/ ou loja virtual é acessível para dispositivos móveis?

Por José Roberto Pinto

25 SET 2014, 16:05

Notícia: Seu website e/ ou loja virtual é acessível para dispositivos móveis?

A menos que você tenha se escondido debaixo de uma pedra nos últimos tempos, já sabe que a quantidade de pessoas que navegam na web por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, está aumentando a cada dia numa velocidade alucinante. Infelizmente, muitos websites e/ e lojas virtuais foram construídos sem considerar esta tendência. Se você tem um website ou loja virtual que não é acessível a dispositivos móveis, pode dizer adeus para muitos clientes que com certeza irão preferir a concorrência que ao contrário do seu, é acessível em dispositivos móveis.

Agora, se você quer manter seus clientes e ganhar uma parcela dos clientes de seu concorrente, basta ser acessível em qualquer dispositivo que o consumidor decidir usar. Você pode ter um site otimizado para suportar qualquer dispositivo (tanto computadores e notebooks quanto celulares e tablets) ou ter um site móvel separado.

Mas como vou saber se meu Website e/ ou Loja Virtual é ou não é acessível para dispositivos móveis? Afinal, você pode estar com sorte e seu website e/ ou loja virtual atual já esta otimizado para navegação na web. A fim de ter certeza disso, certifique-se de verificar o seu site sobre os seguintes dispositivos:

  • Apple iPhone;
  • Apple iPad;
  • Vários Android Smartphones - O Android toma cerca de metade do mercado de smartphones. No entanto, a mistura de diferentes telefones e versões do sistema operacional faz a experiência de navegação inconsistente. Por isso, verifique cuidadosamente.

Quando for verificar seu site, passe por todos os caminhos. Por exemplo:

  • Teste a sua página de contato. Verifique se da para enviar uma mensagem e se você consegue.
  • Veja como suas imagens de produtos aparecem e se o zoom e pop out (se você tem funcionalidade pop-out instalado) funcionam.
  • Realize uma compra de múltiplos produtos.

Repita todos esses testes em diferentes navegadores móveis como Chrome e Safari e qualquer outro navegador padrão que venha instalado no dispositivo móvel que você está testando. Se por qualquer razão o seu website e/ ou loja virtual não funcionar bem com a web móvel, há alguns caminhos que você pode tomar.


1ª Opção: Reconstrua seu site com o design responsivo em mente Um site e/ ou loja virtual é simplesmente uma página que pode se expandir e contrair de acordo com as dimensões dos dispositivos. Em alguns casos, o ajuste pode ser feito em seu código sem mais delongas, em outros, não é possível. No fim tudo depende do código de seu website e/ ou loja virtual.
Não se esqueça de otimizar os botões, formulários e outros elementos interativos. E no caso de loja virtual, também aproveite a oportunidade para dar uma olhadinha no processo de compra e se possível simplifique-o. Lembre-se: Menos cliques é igual a mais compras.

2º Opção: Redirecione seus visitantes móveis para um subdomínio Se você por algum motivo você não pode construir um site responsivo, opte por construir uma nova estrutura de site em um subdomínio separado. Por exemplo: se o site é seusiteaqui.com.br, você pode fazer um site sobre o domínio m.seusiteaqui.com.br e redirecionar os usuários móveis para ele.
Não se preocupe em ter de atualizar dois sites, pois você pode fazer um integrado ao outro. De modo que ao atualizar o site seusiteaqui.com.br, automaticamente o m.seusiteaqui.com.br será atualizado.
Não é nenhum segredo que é melhor satisfazer a necessidade de seu consumidor de navegar através do toque e fazer uma compra em seu tablet ou dispositivo móvel, do que perder uma grande quantidade de vendas. Algo que não pode ser bom principalmente quando você está tentando fazer a primeira venda a este cliente.



Quer otimizar seu website e/ ou loja virtual? A Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Website e/ ou Loja Virtual.
Com mais de quinze anos de experiência, a Alfa Networks é uma empresa de TI focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na Mídia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos