Tudo o que você precisa saber para administrar bem sua empresa

Por José Roberto

15 OUT 2014, 14:34

Notícia: Tudo o que você precisa saber para administrar bem sua empresa

Administrar bem uma empresa, não é uma tarefa nada fácil, não é mesmo? Exige mais do que um trabalho duro, exige que se conheça as ferramentas e saiba como, quando e onde aplicar.

Então, se você tem a sua pequena ou média empresa e quer acertar na hora de administrá-la para que ela funcione bem e gere lucro em toda a sua glória, separamos uma listinha com as 10 Dicas que Você Precisa Saber para Administrar bem a sua Empresa.

1º Tudo começa com o Plano de Negócios
Primeiro de tudo, tenha em mente que para uma boa administração é necessário planejamento de tudo o que se vai fazer e o mesmo se aplica em seu negócio.
Descreva e planeje a viabilidade mercadológica e financeira da empresa. Também apresente a missão, a visão e os valores da empresa, bem como perfil do público-alvo, valor do investimento a ser realizado, localização e layout da empresa, enquadramento tributário, forma jurídica, expectativa de vendas, estudos de mercado (fornecedores, parceiros, concorrentes entre outros), estratégias de divulgações e metas de longo prazo.
Pode parecer que é muita coisa a se fazer, e realmente é, mas acredite que isso é para um bem maior. Não da para simplesmente tomar decisões no escuro, certo? No escuro você comete erros que se tivesse levantado dados nunca os teria cometido e, portanto, obteria dados satisfatórios. Então, mãos a massa!


2º O controle é a chave do negócio
Eu sei que realizar controle administrativo do estado financeiro de sua empresa é uma tarefa realmente chata, mas, acredite: assim como o planejamento de negócios é um mal necessário e simplesmente não da para ir levando com a barriga se você não quiser passar por um apuro financeiro. Portanto, realize controles de estoque (inventários), controles de fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, cadastro de clientes, controle de orçamentos e pedidos, controle de custos fixos e variáveis entre outros.
Vale a pena lembrar que o Sistema ERP Integrado da Alfa Networks, pode ser uma mão na roda na hora de controlar o financeiro e diminuir e muito suas dores de cabeça.


3º Acompanhar a contabilidade não é uma opção
Mesmo que você contrate um serviço de contabilidade, é preciso que você acompanhe os relatórios gerados pelo escritório de contabilidade, quanto aos impostos, balanços mensais e demonstrativos de resultados. Tenha sempre em mente que o controle é a chave do negócio.


4º Crie uma rotina de trabalho
Uma rotina de trabalho te ajuda a organizar e otimizar seu tempo e tempo é dinheiro, certo? Portanto, crie um plano de trabalho descrevendo as principais atividades dos departamentos ou dos profissionais envolvidos, tanto da parte operacional quanto da parte gerencial da empresa.


5º Mais do que apenas treinar, é preciso motivar.
Os colaboradores (funcionários) de sua empresa são, definitivamente, a peça chave para seu negócio e, portanto, precisam estar capacitados e motivados para realiza-lo. Tenha sempre em conta que isso é um investimento e não um dinheiro perdido.


6º O Clima é importante
Ao contrário do que se pensava muitos anos atrás, o clima da sua empresa é sim, uma coisa importante e que precisa ser sempre visada. Afinal, o clima é responsável para que o colaborador (funcionário) se sinta à vontade profissionalmente para exercer bem as suas tarefas.
É importante lembrar, que cada empresa tem seu clima organizacional baseado no perfil de funcionários e tipo de público a ser atendido.
Exemplo: os funcionários da Microsoft trabalham livremente em seus escritórios ou laboratórios, fazendo o tempo de trabalho de acordo com o que acredita ser necessário. É claro que isso ocorre desde que consigam produzir com qualidade e atinjam as metas propostas.


7º Conecte-se!
Já se foi o tempo em que isso era uma opção. Agora é um requisito obrigatório. Que cliente não busca o que precisa na internet? Por isso tenha presença na internet, não só em um website ou loja virtual, mas também em mídias sociais.


8º Sempre divulgue sua empresa
Como seu cliente vai tomar conhecimento de sua empresa se você não a divulga? Realize divulgações de acordo com as características do público, não visando somente questões financeiras, mas também a colocação da posição de sua empresa e a sua humanização.


9º Sempre se adapte as mudanças de mercado
Tenha sempre em mente que inovar não é ruim. Pode ser difícil, okay, até concordo com isso. Mas realmente? Mudanças são necessárias todos os dias. Tenha em conta que empresas fracassam todos os dias porque simplesmente ficaram obsoletas. Então, se você quiser se manter no mercado, é de extrema relevância que acompanhe às novas tendências para o segmento em que atua. Sejam elas, tecnológicas, sociais ou até mesmo ambientais.


10º A satisfação do cliente: O termômetro de sua empresa
Absolutamente sempre sua empresa deve visar à satisfação de seu cliente, afinal seu negócio só existe por causa dele. Certo?
Realize pesquisas de satisfação do cliente e vá moldando seu negócio conforme os apontamentos. Mais do que um negócio perfeito, seus clientes querem a certeza de que sua empresa se importa com que eles pensam de você e que sempre toma ações quanto a isso.



A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

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