07 Tendências que vão tomar conta dos websites neste ano

Por José Roberto Pinto

10 FEZ 2015, 16:18

Notícia: 07 Tendências que vão tomar conta dos websites neste ano

2015 finalmente chegou, mas, quais serão as tendências para web design neste ano? Não importa se você está pensando em contratar uma empresa para desenvolver o seu website ou você já tem um website e simplesmente quer uma reestilização no layout, conhecer as tendências é extremamente importante. Afinal, você quer que a sua marca e design sejam memoráveis pelas razões certas, certo? Porque ao contrário do que o ditado popular diz que não devemos julgar o livro pela capa, as maiorias das pessoas se apegam a primeira impressão e diante disso, você só tem uma chance para causar uma boa impressão. (Se quiser saber mais sobre este assunto, leia nosso artigo: Design: uma despesa ou investimento?)
Pensando nisso, a Alfa Networks elaborou um artigo com as 07 Tendências que vão Tomar Conta dos Websites em 2015.

1. DESIGN RESPONSIVO
Apesar de já estar por aqui há algum tempo, o design responsivo é um fator que venho definitivamente para ficar, afinar a cada dia que se passa se torna mais e mais comum que as pessoas acessem a internet através de seus objetos mobiles. Uma prova de que um design responsivo venho definitivamente para ficar é que o Google classifica melhor estes sites.

2. Flat Design
Bem vindo á nova era Microsoft! A nova interface do Windows 8 conquistou o mundo e definitivamente é um exemplo de web design que se espera atualmente. Limpo, de corte reto e plano, onde se mistura cores, desenhos e informações, sempre de maneira curta, mas ainda assim, informativa.

3. BOTÕES FANTASMA
Sabe aqueles botões que só contam com o contorno e nada mais? Então, estes são os chamados botões fantasmas, aqueles que não possuem background, apenas contorno. Estes botões já têm aparecido por ai, mas a tendência é aumentar cada vez mais.

4. ROLAGEM ANIMADA, EFEITOS DE PARALLAX E MICROINTERAÇÕES
É possível que a tendência de web design mais impressionante seja exatamente esta.
Nós já vemos isso em diversos lugares, inclusive em grandes sites, e os resultados falam por si: o engajamento em sites com efeitos de rolagem podem melhorar em até 70%! Afinal, usar a rolagem ao invés do clique é uma técnica de navegação brilhante por diversos aspectos. Requer menos carregamento de página, mas mais importante, facilita a criação de transições suaves de um ponto para outro, sem atualizações dissonantes. As informações simplesmente continuam fluindo.
Por isso, em 2015, cada vez vai ser mais comum vermos designers utilizando este recurso e incorporando este elemento aos seus projetos.

5. QUANTO MAIOR, MELHOR!
Pelo menos quando falamos em imagens na web, quanto maior, melhor!
Costumavam haver algumas restrições para utilizar imagens muito grandes em um site por causa da limitação de banda, mas com o passar do tempo esta é uma preocupação cada vez menor. Como resultado, hoje em dia vemos a utilização de fotos estouradas por todos os cantos da web.
Em 2015, imagens vão estar no centro do palco de maneiras novas e interessantes. Novas técnicas vão surgir para o redimensionamento ágil, extraindo cores dominantes para os fundos, e otimização de imagens para ocupar menos espaço dos servidores.
Além disso, uma grande tendência para 2015 será a utilização de imagens como fundo. Blur e filtros de sobreposição de cor vão permitir que o texto ?flutue por cima? delas, sem comprometer a usabilidade.

6. TIPOGRAFIA CRIATIVA
Em 2015, o modo de pensar antiquado de manter o texto pequeno e espremido em muitos sites grandes vai cair. Não que isso seja alguma novidade, a ideia é discutida desde 2006, mas os web designers (e os clientes) demoraram para se adaptar a ela. Querendo ou não, é um pouco complicado deixar de lado os princípios que orientaram a utilização de fontes por tantos anos.

7. WEBGRÁFICOS
Já ouviu falar em webgráficos? Não? É uma tendência surgiu a bem pouco e é bem parecido com infográficos. Os webgráficos transmitem grandes quantidades de informações, mas envolvem elementos que permitem ao usuário interagir com a informação. Eles são visualmente mais atraentes do que infográficos e aumentam significativamente a atenção com o usuário, afinal, nós somos visuais e temos a tendência de absorver melhor as informações quando as vemos apresentadas de forma gráfica.



Quer desenvolver o seu website ou simplesmente quer uma reestilização no layout? Entre em contato conosco! A Alfa Networks é especialista no desenvolvimento de websites.

A Alfa Networks é uma empresa de TI focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com mais de quinze anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na Mídia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos