10 Erros bobos que estão deixando sua empresa atrás da concorrência

Por José Roberto Pinto

19 DEZ 2014, 17:54

Notícia: 10 Erros bobos que estão deixando sua empresa atrás da concorrência

Você sabe, existe uma série de preconcepções com relação à produção de um website ou quem sabe até mesmo de uma loja virtual que podem realmente arruinar não somente o projeto, mas a aparência do seu site e, assim, a sua marca, causando a perda de clientes em potencial. Pensando nisso a Alfa Networks desmitificou os 10 erros mais comuns que podem deixar você com cara de bobo diante do cliente e perder para a concorrência.

1º Um site é fácil de fazer, qualquer um pode fazê-lo, não é mesmo? Aliás, meu primo conhece um menino que manja muito dessas coisas e cobra super barato...
Vamos falar a verdade, essa é sem dúvida a maior mentira deste mundo! Criar um site ou uma loja virtual, infelizmente, nunca é uma tarefa fácil e só porque qualquer pessoa pode comprar um domínio e fazer um site básico não significa que pode fazê-lo bem.
A verdade é que é uma tarefa que requer muitas horas de trabalho, não só no sentido de tornar o site real, mas também na hora de planejar todo o sistema que vai manter o site ou a loja virtual rodando e se atualizando sem problemas.
Não basta apenas um layout bonito, é preciso muito mais para que seu site funcione de verdade, em todo seu potencial.


2º Os meus clientes gostam daquilo que eu gosto!
Eu sei que este é um ponto um tanto quanto delicado, mas precisamos ser claros e objetivos, certo? O objetivo de seu negócio é te trazer lucro, não é verdade? Então, para que ele se desenvolva tanto quanto tem potencial é preciso ter em mente que a sua cor favorita ou o layout que você tem em mente não necessariamente o seu público alvo gosta. É nessa hora que precisamos abandonar um pouco o nosso eu e priorizar o perfil do público alvo. Simples assim. Afinal, o principal objetivo de um website ou de uma loja virtual é construir uma presença online para atrair clientes para o seu negócio. Assim, deve se levar em conta o cliente e suas necessidades e interesses ao longo de todo o processo de criação.


3º Viu, você não acha que este template está meio vazio, não? Quanto mais informações você colocar é melhor! Sabe aquele espacinho lá? Então acho que da para agente encaixar...
Eu sei que ao criar um site ou uma loja virtual agente quer disponibilizar todos os dados que achamos necessários ao usuário, mas muitas vezes o acumulo de informação se torna um tanto quanto demais para o usuário e ele acaba se dispersando em vez de encontrar naquele montante as informações úteis. Por isso, é preciso filtrar o que é realmente importante e a partir dai ir guiando o usuário para as demais informações.
É preciso também que se tenha em mente que um site com muita informação, muitas animações e imagens podem ser meio que problemáticos para os usuários móveis e tendo-se em mente que a maioria das pessoas hoje em dia acessa a internet através de algum dispositivo móvel, acho digno que se pense neles na hora de desenvolver um website ou loja virtual.


4º Ah... Pode colocar o site no ar e mais para frente agente vê se vale a pena implementar o SEO...
Você pode perguntar para qualquer outra empresa e nosso ramo e eles vão ser bem específicos lhe dizendo que SEO é sim uma ferramenta importantíssima que deve ser implementado antes mesmo de o site ir ao ar. Mas não é só isso, ao contrário do que muitos pensam, SEO é um trabalho para a vida toda. É preciso monitorar e renovar diariamente e os resultados? Não esperem que eles saiam assim do dia pra noite. É um processo acumulativo, mas extremamente necessário se você quiser que seu público alvo te encontre.


5º Informações de contato devem ficar apenas na página de contato!
Sim, eu até mesmo concordo que todo website deve ter uma página de contato, mas dai abdicar de destacar formas de contato em outras sessões do site? Isso é uma tremenda burrice, na minha opinião.
O cliente precisa saber como entrar em contato com você, em qualquer área do site e que esteja, sem precisar se deslocar muito. É saber o que seu cliente precisa e se antecipar isso. Aqui na Alfa Networks, por exemplo, em cada artigo que preparamos inserimos as maneiras de entrar em contato conosco, além de também oferecer formas de contato no rodapé de cada página. Pode lhe parecer repetitivo, mas você não quer que um possível cliente não compre o seu produto ou serviço simplesmente porque não conseguiu se comunicar contigo, não é mesmo?


6º Sabe, não precisa ser nada especial. Pode pegar qualquer imagem e colocar que vai dar certo.
Imagens sempre é um assunto polêmico, por conta de direitos autorais e tudo mais. Quer uma dica? Se a empresa não possui uma imagem de autoria própria para utilizar ou não encontrou nada que se encaixe nos bancos gratuitos, o melhor é não fazer fracatulhas. Compre a imagem e pague certinho, vale mais a pena do que ter o site denunciado e o maior problema da tua vida para resolver se alguém descobrir. O que é certo, é certo. Simples assim.


7º Site para dispositivos móveis? Isso não é uma prioridade agora. É só fazer um site que funciona na web mesmo e tudo bem...
Sem, dúvida este é um dois maiores erros que você pode cometer. Tendo em mente que a maioria das pessoas acessa o site através de dispositivos móveis hoje em dia é burrice você não pensar nestes usuários, porque acredite, se você não pensa o seu concorrente faz e pode facilmente roubar os seus clientes apenas por isso.


8º Tudo o que preciso é de um site, sabe? Só pra ter uma presença na internet mesmo...
Ao contrário do que você imagina, um website já não é mais suficiente nos dias de hoje. Os seus clientes esperam mais de você. Eles esperam que você tenha presença nas redes sociais, que opine sobre assuntos gerais e que seja mais pessoal possível em sua comunicação. Parece simples, mas não é. O fato é que um simples website já não vale de nada para os seus clientes.


9º Tudo o que preciso é de um site com informações gerais!
Errado! Muito mais do que informações gerais ou um simples catálogo online, o que seus clientes realmente querem é que você lhes forneça informações relevantes, ou seja, algo que lhe seja realmente útil sem que seja fazendo propaganda diretamente de seus produtos. Algo como este artigo, por exemplo, que esclarece os maiores erros em relação à criação de sites.


10º Eu só preciso de um site...
Investir em um site é a palavra chave. Investir, porque não é um processo único de pagou e levou. É uma coisa que precisa ser renovado constantemente conforme o tempo vai passando e as tendências mudando. Afinal, assim como o guarda roupa que você troca a cada estação é um website ou loja virtual.
Criar um site é um grande passo na construção de sua marca internet, mas requer manutenção. O conteúdo deve ser gerado e constantemente atualizado. O SEO é um processo contínuo e as inovações em design e layout são necessárias. Afinal, para manter o seu site relevante, você precisa prestar atenção contínua.



A Alfa Networks é uma empresa de TI focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com mais de quinze anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

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