3 Erros bobos em E-mail Marketing que não deve cometer

Por José Roberto Pinto

07 MAI 2015, 17:41

Notícia: 3 Erros bobos em E-mail Marketing que não deve cometer

Há alguns meses atrás, um estudo alegando que o e-mail marketing gera mais resultados do que as mídias sociais ou qualquer outro meio de marketing digital, foi divulgado e ganhou proporções épicas dentro da comunidade do marketing digital. Afinal, ficou mais do que comprovado de que ignorar o e-mail marketing (que acreditem, muitos pensavam que estava para bater as botas) para focar apenas em mídias sociais, é uma tremenda burrice. E que fique claro ninguém aqui está dizendo eu às mídias sociais não funcionam. Sim, elas funcionam. Mas o e-mail marketing oferece um resultado melhor. Isso, entretanto, não quer dizer que sua empresa não precisa ter conta nas redes sociais. Ao contrário, é tudo uma questão de equilíbrio. Misturar as ferramentas e fazer com que elas trabalhem para você, entende?

Mas voltando ao assunto, assim que o estudo foi publicado, como já era de se esperar, algumas empresas comemoraram o estudo, enquanto que outras, ainda que estivessem duvidando da legitimidade do estudo, sabiam que o e-mail marketing é uma ferramenta que deve ser levada a sério.
Agora, do que adianta iniciar uma campanha de e-mail marketing de qualquer jeito? Acredite-me, isso faz mais mal do que bem. E, é exatamente por isso que preparamos uma lista com os 3 Erros comuns em E-mail Marketing que você definitivamente não deve cometer.


1º Enviar e-mail marketing de cinco em cinco segundos
A frequência é sempre um problema, certo? Agente sempre fica na dúvida se está enviando muito ou pouco. Afinal, a programação de envio não pode ser muito intensa para não irritar, muito menos, tão esporádica ao ponto do cliente esquecer da sua empresa.
Um cronograma legal para se seguir se você é uma loja virtual é enviar no máximo um e-mail marketing por dia ou no mínimo dois e-mails marketing por semana, contendo as ofertas, as novidades, as promoções e tudo mais que for interessante ao cliente. Agora se a sua empresa não é uma loja virtual, o ideal é enviar de um e-mail marketing por semana a um a cada quinze dias. Necessidades diferentes, frequências diferentes. Esse é o ponto.

2º E-mail sem link para conteúdo externo
O e-mail marketing serve para um propósito bem definido, promover. Ou seja, promover o seu conteúdo externo, seja ele uma oferta, um novo post, um e-book ou o que seja, o importante é não se esquecer dos links. Afinal, nada adianta enviar um e-mail marketing que não contenha links externos para ação do seu leitor.

3º Falta de apelo à ação
É tão simples quanto parece, se você quer que seu leitor tome determinada ação é preciso que você diga-lhe o que fazer. Esqueça aquela história de achar que o cliente sabe exatamente o que fazer, que está tudo na cara. Você precisa mostrar passo-a-passo se quiser garantir que o leitor tome determinada ação.



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