5 indicadores de desempenho que mostram como andam suas vendas

Por José Roberto Pinto

30 JUN 2022, 16:30

Not�cia: 5 indicadores de desempenho que mostram como andam suas vendas

Você quer melhorar a sua estratégia de vendas, mas, não tem ideia de por onde começar?

Separamos 5 indicadores de desempenho que são importantíssimos, pois, vão te auxiliar a identificar quais processos de vendas precisam de ajustes e dessa forma, você poderá implementar as melhorias necessárias para alavancar o seu volume de vendas.

Mas, afinal, o que são indicadores de desempenho e porque utilizar eles?

Indicadores de desempenho ou - como são popularmente conhecidos - KPI (Key Performance Indicator), são métricas de gestão que apresentam dados quantitativos e qualitativos sobre a performance de uma empresa.

Um erro muito comum é adotar indicadores de desempenho que não refletem a realidade da empresa e, assim, não oferecem informações relevantes para promover transformações.

Os indicadores de desempenho devem estar intimamente ligados aos objetivos da empresa. Eles devem ser quantificáveis, confiáveis e medidos continuamente. Somente assim, poderão trazer contribuições eficientes para o seu negócio.

"Gerenciar é controlar. Sem controle não há gerenciamento. Sem medição, não há controle"




5 indicadores de desempenho para alavancar as vendas


1. Ticket Médio das Vendas

Ticket Médio das Vendas

Esse indicador nada mais é do que o valor médio das vendas. Sendo assim, ele indica a média de valor gasto por um cliente em seu negócio. Se o valor estiver abaixo do esperado, é possível criar estratégias para aumentar as vendas. Como, por exemplo, uma promoção.


Como calcular esse indicador:

Ticket Médio das Vendas = Valor Total das Vendas / Quantidade de Vendas


Exemplo:

Suponha que no mês de maio você realizou 40 vendas e que vendeu no total R$ 4.000,00.

Então, o seu ticket médio seria:

Ticket Médio das Vendas = R$ 4.000,00 / 40

Ticket Médio das Vendas = R$ 100,00



2. Faturamento por Produto

Faturamento por Produto

Medir o faturamento de uma empresa não é um indicador de vendas muito eficiente uma vez que nem sempre ter um faturamento alto quer dizer que o lucro também será alto.

Por isso, mensurar o faturamento por produto é uma opção mais eficaz. Já que por meio desse indicador é possível ver os itens que são mais procurados e quais deles trazem um retorno financeiro mais significativo.

Com esse indicador, é possível identificar os produtos que precisam de mais visibilidade ou que precisam ser retirados do portfólio.

Como calcular esse indicador:

Faturamento por Produto = Preço por unidade do produto x Quantidade de Vendas do Produto no Período


Exemplo:

Suponha que você tenha vendido 50 brincos de um determinado modelo e que cada um destes brincos custe R$ 10,00.

Então, o seu faturamento por produto será:

Faturamento por Produto = 50 x R$ 10,00

Faturamento por Produto = R$ 500,00



3. Número de Clientes

Número de Clientes

Esse indicador é bem simples e pode até parecer irrelevante. Mas, se você anotar quantos clientes vão ao seu negócio e comparar com períodos anteriores, é possível ter uma boa ideia da frequência dos clientes em seu negócio e, com isso, criar estratégias para aumentar o fluxo de clientes e, consequentemente, as vendas.


Exemplo:

Vamos supor que durante o mês de maio o seu estabelecimento recebeu 150 clientes. Porém, no ano anterior, você recebeu 200 clientes durante o mesmo período. Houve, portanto, uma queda nas visitas.

A partir desse resultado o gestor poderá analisar o que houve de diferente de um ano para o outro e pensar numa solução para aumentar as vendas.



4. Número de clientes que compram novamente

Número de clientes que compram novamente

Assim como o número de clientes, esse indicador é simples, mas, extremamente relevante para o gestor. Pois, ele indica quantos clientes costumam retornar ao seu negócio. Afinal, melhor do que conquistar novos clientes, é manter os antigos. Certo?

Se você perceber que a taxa de retorno de clientes é baixa, você poderá fazer ações visando melhorar o relacionamento com os clientes. Como por exemplo: e-mail de aniversario, desconto para novas compras, entre outros.


Como calcular esse indicador:

Basta manter o registro das compras realizadas com todos os dados dos clientes. Como por exemplo: Nome, data de aniversário, telefone, data da compra, produtos adquiridos, entre outros dados.



5. Taxa de Crescimento das vendas

Taxa de Crescimento das vendas

Se você quer descobrir se os resultados de um determinado período foram melhores ou piores do que os anteriores, você precisa utilizar esse indicador de vendas.

Lembrando que para esse indicador é possível utilizar qualquer período: dia, mês ou ano.


Como calcular esse indicador:

Taxa de Crescimento das Vendas = (Valor do período atual - Valor do período anterior) / Valor do período anterior x 100


Exemplo:

Supondo que no mês de maio do ano anterior você teve um lucro de R$ 1.400,00 e nesse ano um lucro de R$ 1.800,00.

Então, o seu crescimento de vendas será:

Taxa de Crescimento das Vendas = (1.800 - 1.400) / 1.400 x 100%

Taxa de Crescimento das Vendas = 400 / 1.400 x 100%

Taxa de Crescimento das Vendas = 0,2857 x 100%

Taxa de Crescimento das Vendas = 28,57%




Existem vários indicadores que podem ser utilizados para te auxiliar a traçar estratégias mais efetivas, mas, só com estes 5 indicadores já é possível ter um norte dos pontos que precisam ser revistos para alavancar as suas vendas.

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Sobre a Alfa Networks

A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira/São Paulo, focada em oferecer suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.

Com vinte e três anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistema de Gestão Empresarial (ERP), Website, Loja Virtual, SMS Marketing, E-mail Marketing, SEO e no fornecimento de Hospedagem, Help Desk e Consultoria.

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