7 Dicas Infalíveis para sua Campanha de E-mail Marketing ser um Sucesso

Por José Roberto Pinto

20 JAN 2015, 17:30

Notícia: 7 Dicas Infalíveis para sua Campanha de E-mail Marketing ser um Sucesso

Apesar das redes sociais e tudo mais, o e-mail marketing ainda é uma das ferramentas de marketing online que mais trazem resultados.

Eu sei, e sei. Provavelmente você é da opinião que as mídias sociais são o futuro do marketing e realmente são, mas acredite em mim: Não descarte tão rápido assim o e-mail marketing, porque por mais incrível que possa parecer, ele ainda trás mais resultados que as mídias sociais! Por quê? Simples assim: as mídias sociais tem um filtro de relevância e por mais que você tenha fãs que acompanham sua página, suas páginas vão atingir no máximo cerca de dez por cento do total de fãs e isso se você tiver realmente sorte, enquanto que o e-mail marketing tem a possibilidade de atingir a todos os contatos da lista. Da para acreditar? Pois é, essa é a mais pura verdade!

Certo, também não estou te dizendo que se livre das mídias sociais, afinal, acredito piamente que o sucesso vem da utilização de todas as ferramentas disponíveis, e quando digo todas eu me refiro a absolutamente toda aquela ferramenta que seja aplicável a seu negócio.

Tudo isso é muito lindo, mas, como se destacar no meio de um milhão de outras possibilidades? Afinal, segundo estatísticas recebemos diariamente cerca de 81 (oitenta e um) e-mails por dia, sendo que dentre destes 84% vem a ser spam. Para ajudar a melhorar sua taxa de abertura, a Alfa Networks preparou artigo especialmente para você com 7 Dicas que vão fazer de sua Campanha um Sucesso Infalível.


1. Crie uma linha de assunto Memorável
Se você quer se sobressair em meio a um mar de e-mails é preciso que você tenha uma linha de assunto memorável que chame a atenção e o instigue a ler imediatamente o e-mail. Afinal, as pessoas tendem a reagir com curiosidade a uma informação intrigante.
Segundo estatísticas, 33% das pessoas abrem e-mails com base na linha de assunto


2. De preferência, mantenha a linha de assunto curta.
Já foi comprovado por vários estudos que linhas de assunto curtas tendem a ter mais sucesso do que as longas. Um estudo, por exemplo, comprovou que linhas de assunto com 10 (dez) caracteres tem uma taxa de abertura de aproximadamente 58%. Mas não se desespere! A maioria dos estudos aponta que o ideal é que tenha no máximo 60 (sessenta) caracteres.


3. Seja provocante
Nem sempre da para ter linhas e assunto provocantes, mas testes A/B provaram que ás vezes, um pouco de personalidade pode ajudar. A Promise Mídia (uma empresa americana especializada em consultoria de Marketing), por exemplo, comprovou que linhas de assunto que envolve violência, conflito, humor e dinheiro tem uma taxa de abertura maior. Apesar disso, cuidado. Uma frase mal colocada pode causar mais mal do que bem e na dúvida, aposte no bom senso.


4. Abuse e use de verbos interessantes
Verbos fortes transmitem ação, emoção e intriga. Portanto, considere o uso de verbos ativos em linhas de assunto. Pois acredite, eles vão incentivar os seus leitores a se interessarem e envolver.


5. Conheça o seu público-alvo de verdade
Nem todas as caixas de entrada são iguais! Um exemplo prático disso é que 63% (sessenta e três por cento) das pessoas entre 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos utilizam filtros automáticos em seus e-mails, enquanto que apenas 49% (quarenta e nove por centro) das pessoas com mais de 60 anos fazem uso desta ferramenta. Outro exemplo disto é que os jovens costumam utilizar os telefones celulares para acessar o e-mail, enquanto que os mais velhos não possuem este hábito.
Tendo isto em mente, estude o seu público-alvo e molde sua estratégia de campanha de e-mail marketing co9m base no perfil. Pode não parecer, mas este conhecimento pode lhe proporcionar uma taxa de cliques maior. Afinal, conhecimento é poder.


6. Jogue com sua melhor mão!
Sempre, absolutamente sempre, jogue com sua melhor mão! Ou seja: seu e-mail marketing tem de ter um design que realmente cative seu público alvo. Segundo estudos, 64% das pessoas gostam de e-mail marketing que tenha a mensagem formatada em vez de texto puro.
Outra coisa a relevar é a questão de que a maioria dos serviços de e?mail tem a imagem broqueada, por isso pense bem ao incluir alguma imagem.


7. Não tenha medo de reenviar e-mails relevantes.
Ao contrario do que se imagina, caixas de e-mail podem ser um verdadeiro buraco negro que pode levar a mensagem ao completo esquecimento. Por isso, não tenha medo de reenviar algo que julgue interessante ou necessário.



A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com mais de quinze anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na Mídia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos