Por José Roberto Pinto
20 JAN 2015, 17:30
Not�cia: 7 Dicas Infalíveis para sua Campanha de E-mail Marketing ser um Sucesso
Apesar das redes sociais e tudo mais, o e-mail marketing ainda é uma das ferramentas de marketing online que mais trazem resultados.
Eu sei, e sei. Provavelmente você é da opinião que as mídias sociais são o futuro do marketing e realmente são, mas acredite em mim: Não descarte tão rápido assim o e-mail marketing, porque por mais incrível que possa parecer, ele ainda trás mais resultados que as mídias sociais! Por quê? Simples assim: as mídias sociais tem um filtro de relevância e por mais que você tenha fãs que acompanham sua página, suas páginas vão atingir no máximo cerca de dez por cento do total de fãs e isso se você tiver realmente sorte, enquanto que o e-mail marketing tem a possibilidade de atingir a todos os contatos da lista. Da para acreditar? Pois é, essa é a mais pura verdade!
Certo, também não estou te dizendo que se livre das mídias sociais, afinal, acredito piamente que o sucesso vem da utilização de todas as ferramentas disponíveis, e quando digo todas eu me refiro a absolutamente toda aquela ferramenta que seja aplicável a seu negócio.
Tudo isso é muito lindo, mas, como se destacar no meio de um milhão de outras possibilidades? Afinal, segundo estatísticas recebemos diariamente cerca de 81 (oitenta e um) e-mails por dia, sendo que dentre destes 84% vem a ser spam. Para ajudar a melhorar sua taxa de abertura, a Alfa Networks preparou artigo especialmente para você com 7 Dicas que vão fazer de sua Campanha um Sucesso Infalível.
1. Crie uma linha de assunto Memorável
Se você quer se sobressair em meio a um mar de e-mails é preciso que você tenha uma linha de assunto memorável que chame a atenção e o instigue a ler imediatamente o e-mail. Afinal, as pessoas tendem a reagir com curiosidade a uma informação intrigante.
Segundo estatísticas, 33% das pessoas abrem e-mails com base na linha de assunto
2. De preferência, mantenha a linha de assunto curta.
Já foi comprovado por vários estudos que linhas de assunto curtas tendem a ter mais sucesso do que as longas. Um estudo, por exemplo, comprovou que linhas de assunto com 10 (dez) caracteres tem uma taxa de abertura de aproximadamente 58%. Mas não se desespere! A maioria dos estudos aponta que o ideal é que tenha no máximo 60 (sessenta) caracteres.
3. Seja provocante
Nem sempre da para ter linhas e assunto provocantes, mas testes A/B provaram que ás vezes, um pouco de personalidade pode ajudar. A Promise Mídia (uma empresa americana especializada em consultoria de Marketing), por exemplo, comprovou que linhas de assunto que envolve violência, conflito, humor e dinheiro tem uma taxa de abertura maior. Apesar disso, cuidado. Uma frase mal colocada pode causar mais mal do que bem e na dúvida, aposte no bom senso.
4. Abuse e use de verbos interessantes
Verbos fortes transmitem ação, emoção e intriga. Portanto, considere o uso de verbos ativos em linhas de assunto. Pois acredite, eles vão incentivar os seus leitores a se interessarem e envolver.
5. Conheça o seu público-alvo de verdade
Nem todas as caixas de entrada são iguais! Um exemplo prático disso é que 63% (sessenta e três por cento) das pessoas entre 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos utilizam filtros automáticos em seus e-mails, enquanto que apenas 49% (quarenta e nove por centro) das pessoas com mais de 60 anos fazem uso desta ferramenta. Outro exemplo disto é que os jovens costumam utilizar os telefones celulares para acessar o e-mail, enquanto que os mais velhos não possuem este hábito.
Tendo isto em mente, estude o seu público-alvo e molde sua estratégia de campanha de e-mail marketing co9m base no perfil. Pode não parecer, mas este conhecimento pode lhe proporcionar uma taxa de cliques maior. Afinal, conhecimento é poder.
6. Jogue com sua melhor mão!
Sempre, absolutamente sempre, jogue com sua melhor mão! Ou seja: seu e-mail marketing tem de ter um design que realmente cative seu público alvo.
Segundo estudos, 64% das pessoas gostam de e-mail marketing que tenha a mensagem formatada em vez de texto puro.
Outra coisa a relevar é a questão de que a maioria dos serviços de e?mail tem a imagem broqueada, por isso pense bem ao incluir alguma imagem.
7. Não tenha medo de reenviar e-mails relevantes.
Ao contrario do que se imagina, caixas de e-mail podem ser um verdadeiro buraco negro que pode levar a mensagem ao completo esquecimento. Por isso, não tenha medo de reenviar algo que julgue interessante ou necessário.
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