Você já ouviu falar da plataforma de avaliação de desempenho que a Alfa Networks desenvolveu para a CNseg?

Por José Roberto Pinto

22 MAR 2016, 14:47

Notícia: Você já ouviu falar da plataforma de avaliação de desempenho que a Alfa Networks desenvolveu para a CNseg?

Você sabia que 86% dos colaboradores da CNseg (Confederação Nacional de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização) recomendam a confederação como um bom lugar para se desenvolver profissionalmente? Ou que, 93% dos colaboradores gostam de trabalhar na CNseg? Não? Pois são exatamente estes dados que a plataforma de avaliação de desempenho criada pela Alfa Networks mostra.

Há alguns meses, a Alfa Networks desenvolveu uma plataforma que foi criada pela Agregga para o sistema de avaliação de desempenho para o Programa Valorizar da CNseg (Se você inda não conhece o projeto Valorizar, clique aqui). Como nunca chegamos a falar da mecânica da plataforma, resolvemos mostrar como ela realmente funciona, ou seja, revelar o passo a passo do programa de avaliação de desempenho.

Como Funciona a Avaliação?
COMO FUNCIONA A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA VALORIZAR O Programa Valorizar funciona por meio de um processo formal de avaliação de desempenho que funciona em um Ciclo Anual e é divido em 5 passos. Sendo eles:

  • 1ª Passo: Avaliação Inicial
    O gestor analisa o histórico do funcionário e acerta um contrato de gestão para melhoria do desempenho.


  • 2ª Passo: Intervalo
    Intervalo para implementação das medidas discutidas no primeiro passo.


  • 3ª Passo: Monitoramento
    O gestor analisa o desempenho do funcionário durante o segundo passo e ajusta os erros cometidos durante o período.


  • 4ª Passo: Intervalo
    Intervalo para implementação das medidas discutidas no terceiro passo.


  • 5ª Passo: Avaliação Final
    Analise de todo o processo de melhorias durante o ano e aplica as consequências deste resultado: desligamento ou promoção


Quais são os critérios da Avaliação? CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA VALORIZAR O Programa Valorizar estabelece cinco critérios claros e mensuráveis de valorização e reconhecimento profissional de funcionários com desempenho positivo e que agregue valor aos resultados da CNseg. São eles:

  • 1. Conhecimento técnico
    Não sabe aplicar sua experiência prática e/ou seus conhecimentos técnicos para solucionar problemas.
    Sabe aplicar sua experiência prática e/ou seus conhecimentos técnicos para solucionar problemas.
    Busca constantemente novos conhecimentos, antecipando-se às necessidades da área, aplicando melhorias na solução de problemas.


  • 2. Produtividade
    Não desempenha a função e não gera resultados práticos, dentro dos prazos, metas e condições estabelecidas.
    Desempenha a função, gerando resultados práticos, dentro dos prazos, metas e condições estabelecidas.
    Planeja o seu desempenho, oferecendo e aplicando melhorias em seus processos, reduzindo prazos, custos, sem perder a qualidade.


  • 3. Trabalho em equipe
    Não trabalha em equipe e não envolve as pessoas na busca dos objetivos propostos.
    Trabalha em equipe, envolvendo as pessoas na busca dos objetivos propostos.
    Oferece alternativas para criar mais sinergia com seus superiores e pares, sempre pensando nos objetivos propostos e favorecendo um bom ambiente de trabalho.


  • 4. Foco em resultados
    Não é focado nos objetivos, e não respeita os prazos e custos e as normas da empresa.
    É focado nos objetivos, respeitando os prazos e custos e as normas da empresa.
    Oferece alternativas viáveis para reduzir prazos e custos, respeitando as normas da empresa.


  • 5. Comprometimento
    Não mantem uma postura de respeito às pessoas, recursos e às normas da empresa, sempre visando os resultados.
    Tem postura de respeito às pessoas, recursos e às normas da empresa, sempre visando os resultados.
    Busca resultados superiores, engajando e respeitando as pessoas e as normas, usando os recursos disponíveis da empresa sem perder o foco no objetivo proposto.


Quais são os possíveis resultados?
POSSÍVEIS RESULTADOS PROGRAMA VALORIZAR
RECOMPENSA PROGRAMA VALORIZAR Ao final do Ciclo Anual de Avaliação, as notas são definidas pelo gestor - com base no registro de fatos e dados - e, então, as notas são validadas pelo Comitê de Gestão que podem chegar aos seguintes posicionamentos:

  • Colaborador que Não Soma
    Neste caso se encaixa aquele colaborador que mesmo após três oportunidades de ajustes no desempenho, não apresentou o comportamento esperado e não atingiu os objetivos propostos e, sendo assim, não somou seu desempenho e resultados da CNseg.
    Para este colaborador, fica a critério da Confederação, ou seja, do Gestor e ao Comitê de Gestão, avaliar se ele está sujeito à demissão ou a possibilidade de recuperar seu desempenho.


  • Colaborador que Soma
    O colaborador apresenta o comportamento esperado e atingiu os objetivos propostos e, sendo assim, ele soma ao resultado da Confederação.
    Este colaborador esta apto para avançar uma posição na escala salarial na sua respectiva faixa, assim como poderá ter a oportunidade de participar dos programas de aprimoramento profissional patrocinados pela CNseg.


  • Colaborador que Multiplica
    O colaborador apresenta um desempenho diferenciado. Ele não só supera os comportamentos esperados e os objetivos, como também multiplica boas práticas entre seus pares, superiores e outras áreas da Confederação, buscando assim ir além dos objetivos propostos, superando-os.
    Este colaborador esta apto a avançar duas posições dentro da escala salarial na sua respectiva faixa, assim como poderá participar dos programas de aprimoramento profissional patrocinados pela CNseg, dentre outras oportunidades que forem identificadas como relevantes para manter o seu nível de desempenho.


Se você é um empresário e procura por uma empresa para desenvolver um projeto especial, não deixe de entrar em contato conosco e descubra tudo o que a Alfa Networks e nossos profissionais altamente capacitados podem fazer por sua empresa.

A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, Marketing Online, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na MÍdia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos