Como aumentar as vendas da loja virtual com uma página de descrição de produtos assassina

Por José Roberto Pinto

23 JUN 2015, 17:32

Notícia: Como aumentar as vendas da loja virtual com uma página de descrição de produtos assassina

Não sei se isso só acontece comigo, mas não tenho problema nenhum em abandonar um carrinho de compras pelo meio do caminho se não me sentir suficientemente confiante para realizar a compra. Afinal, quem é que quer comprar um produto e pagar o frete para simplesmente reenviar o produto de volta para o fornecedor? No fim o que era para ser uma experiência tranquila, acaba se transformando uma verdadeira odisseia. É, provavelmente a maioria de nós não teria problema nenhum em abandonar potenciais aquisições. Sim, a indústria do e-commerce é lucrativa e os ciclos de venda são imediatos, mas, em contra partida, os clientes não tem problema nenhum em se voltar para outra marca, desde que os produtos estejam posicionados de forma convincente, glamoroso, ou, financeiramente amigável. Afinal, porque deveria comprar seu aspirador de pó, se o seu concorrente oferece essencialmente o mesmo produto, mas, com frete grátis e com uma garantia de trinta dias, nas quais posso devolver o produto se não gostar?

Moral da história: A página de descrição do produto serve especialmente para fazer a transição ente o produto e a compra e se o cliente tem uma dúvida que seja em sua mente, você acaba de perdê-lo.

Recentemente li uma entrevista de um consultor de marketing da HubSpot para lojas virtuais, o Steve Haase, em que ele relatava os resultados de uma pesquisa que realizou durante os últimos três anos com as lojas virtuais. Esta pesquisa me iluminou como algumas práticas podem ser a chave para tornar a página de descrição de produtos matadora, e, portanto, alavancar as vendas.


1. O SEGREDO ESTÁ NOS DETALHES
Será que essa calça serve? Quanto será que dura esta bateria? Posso devolver este produto se não gostar ou não der certo? Será que os tamanhos são precisos?
Sua página de produtos precisa solucionar quaisquer que sejam as potenciais dúvidas que o seu potencial comprador possa ter. Afinal, como diz Haase, como o cliente vai ter certeza que o produto serve a sua necessidade se não tem a informação necessária para isso?
Imagine-se comprando uma calça jeans, como você vai ficar a vontade para comprar determinada peça? Por mais que você use determinado número, todo mundo sabe que de marca para marca, sempre pode haver uma diferença no tamanho para mais ou para menos, e, é exatamente por isso que uma tabela de dimensões, neste caso, pode evitar que o cliente compre no concorrente.
Você pode utilizar de guias visuais, tabelas, instruções básicas de maneira clara (no caso de produtos que necessitam de montagens) ou o que for. Ou seja, de qualquer meio que deixe o cliente mais a vontade e, portanto, mais tranquilo com a compra. Afinal, como diz Haase, quem é que nunca ficou em dúvida se o produto ficaria muito grande ou justo demais?
Dê uma olhada no exemplo da Dafiti, que ao clicar na opção Guia de Tamanhos oferece em uma pop-up com o tamanho em parâmetros gerais, ou seja, para aquele tipo de produto, mas, também oferece a opção de ver a medida exata para aquele produto em especial e de quebra, ainda aconselha como realizar a medição. Só isso já deixa o cliente suficiente à vontade para realizar a compra.

LOJA VIRTUAL: TAMANHO DO PRODUTO

Sua Loja Virtual não tem nada a ver com roupas? Não tem problema! Seja qual for o ramo, você tem opções de demonstrar as dimensões do produto. Veja o exemplo abaixo da loja gringa de decoração, a One Kings Lane, que além e mostrar as medidas faz uma comparativa extremamente útil.

LOJA VIRTUAL: DIMENSÕES DO PRODUTO



2. A PROVA SOCIAL É ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO
Você sabia que 88% dos consumidores confiam em comentários online tanto quanto recomendações pessoais? Pois é, de acordo com a BrightLocal, confiamos em estranhos tanto quanto confiamos em nossas mães.
Além disso, uma pesquisa da BusinessWeek, revelou que 70% das pessoas costumam consultar comentários e avaliações antes de comprar.
Consegue perceber o quanto a opinião é importante? Então porque não tê-la na página de descrição de produtos? E porque não tornar estas opiniões mais impactantes?
Esta dica, tal como a dica acima, se encaixa muito bem na ideia de deixar o seu possível cliente mais a vontade para realizar a compra. Afinal, quando se trata de uma loja virtual, uma página de descrição do produto sem comentários, se torna um acéfalo.
Para esta dica, tome como exemplo na loja virtual gringa de aluguéis, a Rent The Runway que é simplesmente matador na arte de produzir prova social. Tanto que quase todos os seus vestidos tem cerca de trinca comentários com imagens que garantem que o aluguel é perfeito, não importa o seu tamanho ou peso.

LOJA VIRTUAL: PROVA SOCIAL

Está tendo problemas para obter a avaliação? Bem, ai você precisa lembrar ao seu cliente que seu feedback é importante para você. Pode ser através de e-mails ou até mesmo na própria loja virtual, como mostram as imagens a seguir.

LOJA VIRTUAL: SOLICITAR FEEDBACK POR E-MAIL
Por e-mail

LOJA VIRTUAL: SOLICITAR FEEDBACK NA LOJA VIRTUAL
Na própria Loja Virtual



3. TERMOS TÉCNICOS... SEJA CRIATIVO!
É claro que você precisa ter uma descrição técnica do produto, mas apenas isso não basta. Imagine que você seja um verdadeiro leigo no assunto e, ainda assim, precise encontrar o produto que melhor atenda as suas necessidades. Mas como em meio a esse monte de termo técnico em que não se entende nem mesmo um ponto e virgula? É exatamente para isso que existe a cópia criativa, ou seja, a descrição técnica em termos que qualquer pessoa possa entender.



4. CRIAR UM SENTIMENTO DE URGÊNCIA
A maneira mais rápida de obter conversão no comércio eletrônico? Táticas de intimidação. Ou seja, fazer com que o consumidor fique tão preocupado em perder esta grande oportunidade que ele simplesmente compre sem pensar duas vezes. Eu sei, é manipulador. Mas, é o jogo e funciona, pois evita que o cliente procure em outro lugar, com medo de perder esta oferta.
Esta oferta é limitada? Qual a disponibilidade de estoque para ela? Tenha em mente que quanto menor forem estas informações, mais senso de urgência se cria. Ah... E não se esqueça de indicar estas informações ao cliente. Sim? Afinal, ninguém é advinha para simplesmente saber.
Confira abaixo o exemplo da loja gringa de artigos para decoração, a One Kings Lane, onde em sua página de descrição do produto enfatiza vários fatores de urgência, tal como o desconto de 41% e um cronômetro com o tempo restante para a oferta expirar. Sério, isso realmente é bem feito!

LOJA VIRTUAL: CRIANDO SENTIMENTO DE URGÊNCIA



5. O COMPARTILHAMENTO SOCIAL
Sim, a sua loja virtual deve ter canais sociais, isso não é discutível. Mas, ainda assim, cada produto dever ter o poder de se alavancar socialmente sozinho. Ou seja, em cada produto você deve oferecer a oportunidade do consumidor compartilhar aquele produto em suas redes sociais, seja para simplesmente indicar que gostou dou produto e quer que sua mãe adicione a lista de compras do natal, ou porque quer indicar esta oferta a um amigo, ou ainda quem sabe, porque acabou comprando o produto. Isso realmente não importa! O que importa é que você ofereça a oportunidade do cliente compartilhar qualquer item que faça parte de seu mix nas redes sociais.

E então? O que achou destas dicas?



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