Como desenvolver uma Loja Virtual de sucesso!

Por José Roberto Pinto

27 AGO 2014, 17:33

Notícia: Como desenvolver uma Loja Virtual de sucesso!

Não basta simplesmente ter uma loja virtual para fazer sucesso de vendas. Não, é necessário muito mais do que isso, principalmente quando se está concorrendo com os "grandes" deste segmento.

Se você se encaixa neste perfil se liga nas dicas que preparamos para que você alcance o sucesso de sua loja virtual.

1º Passo: Planejamento

Ao contrário que muitos acreditam, tudo começa no planejamento. Seja no lançamento de um novo empreendimento ou de uma campanha e adivinha? Até mesmo quando se tem em mente o lançamento de uma loja virtual.

É necessário planejar qual será o mix de produtos a oferecer, o sistema de pagamento, as taxas de fretes, o prazo de entrega e tudo mais que concerne o empreendimento.

Por quê? As chances de meter os pés pelas mãos serão mais baixas dado que durante a fase de planejamento é desenvolvido várias pesquisas e traçado planos de contingência.

Lembre-se: Não queira fornecer a mesma variedade de mix de produtos que as grandes lojas virtuais fornecem. Além de terem anos de mercado e, portanto, de reconhecimento, possuem outro nível de investimento. O melhor a se fazer é começar com um nicho pequeno, se mostrando especialista nesta gama de produtos e conforme for aumentando seu capital, aumentar o mix de produtos.



2º Passo: Desenvolvimento da Loja Virtual

Não basta um layout bonito se seu sistema não é eficaz e/ ou as páginas são complexas demais.

Primeiro, por trás de toda loja virtual é necessário um sistema que se adeque perfeitamente a sua necessidade. Controle de estoque é mais do que necessário, é essencial neste seguimento. Se você já possui uma loja real, é indispensável que o sistema faça integração entre a loja real e a virtual. Ainda que as lojas possuam tabelas de preços diferentes, é imperativo para que não haja surpresas pelo caminho. A Alfa Networks oferece um Sistema de Gestão ERP Integrado que vale a pena conferir! Clique aqui!

Segundo, mais do que um layout bonito, opte por uma loja virtual em que o carregamento da página não seja lento. Não há nada pior do que ficar horas esperando carregar uma página. Acredite, a maioria dos seus possíveis clientes desistem nesta etapa.

Terceiro, é imprescindível que o mapa do site seja fácil de entender e que as informações não sejam confusas. Lembre-se que no processo de compras, menos cliques é igual a mais compras.

Quarto, a maioria das lojas virtuais não faz a descrição dos produtos corretamente ou utiliza informações genéricas, o que além de não passar confiança ao consumidor, não ajuda em nada a busca orgânica do Google.

E por último, mas não menos importante, o cliente precisa confiar em sua loja virtual para efetuar a compra. Muitos clientes desistem de comprar porque simplesmente tem medo do produto não ser entregue ou que a qualidade do produto ser duvidosa. Para transmitir a confiabilidade de sua loja virtual, existem algumas ferramentas fáceis de utilizar.

  1. Disponibilize um telefone de contato e tenha a certeza de que o atendimento é realizado rapidamente, pois, não adianta de nada fornecer um telefone que chama, chama e ninguém atende ou que quando atende demora-se muito para dar as informações e/ ou as informações não são dadas com convicção. Isso não passa precisamente a imagem de uma empresa de e-commerce confiável.
  2. Disponibilize em sua loja virtual um chat online para dúvidas, mas não se esqueça de se certificar que o chat fica online e não off-line.
  3. Disponibilize a avaliação de outros clientes a respeito dos seus produtos e serviços. Para isso você pode tanto fazer uma pesquisa pós venda, como fornecer desconto à próxima compra ou um brinde para quem publica sua avaliação.
  4. Utilize um sistema de pagamento confiável, como o Pague Seguro ou a Cielo.
  5. Implemente o SEO em sua Loja Virtual. Quando o consumidor utiliza mecanismos de pesquisa, estar entre os primeiros resultados concernem certa credibilidade.


3º Passo: Divulgação

Para se divulgar uma loja virtual não é preciso investir muito dinheiro.

Antes de tudo é necessário se ter contas oficiais da loja virtual em mídias sociais, pois além de gerar mídia espontânea também aproxima a empresa do consumidor, além de humanizá-la. Mas não caia no erro de só fazer propaganda nestas mídias, priorize a humanização de sua empresa e o relacionamento com o cliente.

Vale ressaltar que a utilização de SEO além de concernir credibilidade também ajuda na divulgação da marca.

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