Como tomar controle de uma vez por todas do seu estoque

Por José Roberto Pinto

01 DEZ 2014, 08:53

Notícia: Como tomar controle de uma vez por todas do seu estoque

Se você possui um negócio, eu nem preciso dizer que o seu estoque é um dos fatores mais importantes, certo?
Ainda assim, estou trazendo este assunto porque apesar disso tudo, muitos empresários tratam seu estoque apenas como uma dúzia de coisas ocupando espaço, quando na verdade, o estoque é importantíssimo para um negócio e se controlado mal, pode trazer uma série de danos.

Eu sei, controlar estoque é realmente chato! Imagine então, periodicamente contar pilhas e pilhas de produtos? Ninguém merece, não é mesmo? Possivelmente você pensa que isto é o mal uso de um tempo que você realmente não tem, certo? Mas e se você receber um pedido de um cliente novo para depois simplesmente descobrir que na correria do dia-a-dia não foi dado baixa nestes itens e você não tem mais os produtos solicitados em estoque? Boa sorte em explicar isso.
É claro, esta não é a única forma de entrar em problemas quando não se controla o estoque, existe possivelmente mais de mil e uma formas. Como por exemplo, ter o seu estoque desfalcado por algum funcionário e chegar ao ponto falir.
Tudo bem, pode ser que sua empresa seja pequena e você acredite que possa confiar em seus funcionários como se fosse sua família, mas francamente, em negócios, não há espaço para se agir com o coração. É preciso ser racional! Compreende?

O estoque deveria ser tratado como se fosse seu dinheiro e olhando bem, ele de fato é. Afinal, você investiu para conseguir compra-lo e é através dele que você obterá retorno do investimento e os tão sonhados lucros, certo? Você por acaso deixa seu dinheiro jogado por ai sem o mínimo de controle? Provavelmente não, certo? Afinal, se o deixasse estava apenas pedindo para que alguém se aproveitasse da situação. Assim também funciona com o estoque! Um estoque que não é controlado está apenas pedindo para que outros se aproveitem disso, defraudando seu negócio. Então ai vão umas dicas para controlar melhor o seu estoque:

  • Primeiro de tudo: O estoque é uma coisa que deve ser contado periodicamente. E não falo de contar por cima não! Falo de contar item por item. Então, defina uma agenda e a siga como se fosse lei.

  • Segundo: Controle a entrada e saída de pessoal da área de estoque. Se você tem uma empresa pequena, possivelmente não poderá instalar um sistema de entrada por cartão magnético, mas ninguém disse que não poderia controlar a entrada e saída. Para isso, basta instalar um cadeado na porta.

  • Terceiro: Instale um Sistema ERP Integrado, pois ele permite a integração de todos os processos operacionais e administrativos de sua empresa. Desde o controle de estoque (que pode ser até mesmo integrado, a loja física com a virtual) até compras, provisões, planejamento, manufatura, formação de preços, contas a pagar e receber, processos contábeis, administração de contratos, venda de serviços e todos os níveis de comércio varejista ou atacado, passando pela gestão eficaz dos relacionamentos com clientes e fornecedores, pós-venda, análise de resultados e muitos outros fatores personalizados, altamente adaptáveis a qualquer empresa, em qualquer ramo de negócios.
    E lembre-se: Sempre alimente o Sistema ERP Integrado com as informações necessárias, como a saída de itens. Afinal, um sistema que não é alimentado não lhe serve de nada. Eu sei, pode ser chato no começo, mas com o tempo isso se tornará automático. Além, disso os resultados fazem valer totalmente a pena aguentar essa fase de adaptação.
    Outra coisa importante a se ter em mente, é que é preciso tratar o estoque com o máximo de seriedade e, portanto, estabelecer uma política para o caso de itens sumirem e também para o esquecimento de abastecimento de informação no sistema.


Quer ter o controle total de seu estoque? Implemente já em sua empresa o Sistema ERP Integrado da Alfa Networks.
Com mais de quinze anos de experiência, a Alfa Networks é uma empresa de TI focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na MÍdia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos