Por José Roberto Pinto
11 JUL 2014, 15:13
Not�cia: Conheça os 12 mouses mais estranhos já inventados
A imaginação dos designers pode ultrapassar os limites do bom senso, inclusive quando se trata de itens comuns no dia a dia, como os mouses. Abaixo, você confere uma seleção elaborada pelo site Gizmodo com 12 modelos exóticos que chegaram a ser lançados, apesar da "cara" conceitual, mas não foram sucesso de vendas. Nem de crítica.
1. Mousefone
É um mouse, um telefone, mas não é as duas coisas ao mesmo tempo. Clicar em algo enquanto conversa? Esqueça.
2. Openoffice Mouse
O OpenOffice é, em si, uma suíte gratuita muito boa para substituir o Microsoft Office. O mouse vendido pela empresa, no entanto, apesar dos 18 botões configuráveis e do joystick embutido, não anima muito.
3. Sexy Mouse
Se você quiser ser visto como um cara estranho, basta usar um destes em meio a um restaurante ou café. O mouse vai atrair olhares, mesmo que você esteja simplesmente editando uma planilha de Excel. Além disso, ele parece bastante desconfortável para destros e não possui um scroll.
4. FPS Gun
Dá pra entender o design inspirado para jogos de tiro em primeira pessoa, mas o desconforto de empurrar sua "arma" para frente e ver seu personagem mirando pra cima deve ser difícil de engolir.
5. Novint Falcon
Embora este... mouse... pareça até interessante para jogos de tiro, perde a funcionalidade em outros casos, a menos que você prefira atirar em seus ícones e links ou tenha muito ódio das propagandas do Youtube.
6. 3D Connection
Pode não parecer, mas o 3D connection consegue ter mais funcionalidade do que um mouse comum. Não só a seta se move pela tela em dois eixos, como é possível puxar e empurrar o dispositivo para cima e para baixo, o que o torna útil na manipulação de objetos 3D.
7. Space ORB 360
Só o diagrama da direita explicando como utilizar o mouse/controle já mostra que ele não é para qualquer um. É interessante, no entanto, que ele também consiga ser girado em todos os eixos, além de movido como um joystick. Com jogos especialmente preparados, ele poderia ser muito útil, ainda que complicado de usar. Jogos de naves da mesma época do mouse, como Descent, se beneficiavam particularmente dessa esfera esquisita.
8. Fentek Fingermouse
Este mouse também é controlado como um gatilho. O dedo indicador fica inserido neste buraco do meio, enquanto o polegar é usado para mover a esfera e os botões. Segundo a empresa, isso diminui o risco de lesões no pulso.
9. Genius Ringmouse
Insira o anel no indicador, utilize o polegar para controlar o mini-trackpad e os botões. Não é nada ergonômico, mas vale a pena pela novidade.
10. Logisys Fingermouse
Ainda utilizado no dedo, mas com uma proposta diferente, este mouse funciona com um laser, emitido da frente do dispositivo, e deve ser utilizado como se fosse uma caneta, com a mão apoiada na mesa, enquanto se escreve. Só este encaixe de velcro é que não parece muito tecnológico.
11. Hillcrest Loop
Depois de mouses colocados no dedo, finalmente um bracelete, correto? Não, o Hillcrest Loop deve ser segurado com mão, utilizando o polegar para ativar os botões e o scroll. A parte transparente do lado de trás é o que controla a movimentação da seta na tela, tornando-o útil para centrais de mídia e apresentações.
12. Logitec Cyberman
O Cyberman tem, como característica mais interessante, o fato de possuir force feedback, ou seja: ele vibra de acordo com suas ações em jogos. No entanto, a necessidade de ser utilizado com a mão tão alta, acima da base, parece torná-lo bastante incômodo para utilização comum.
Telefone: 19-3446-9030
E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br
Rua Manoel Ferraz de Camargo, 535
Jd. Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP