Dicas para Manter o Controle do Estoque

Por José Roberto Pinto

28 MAI 2015, 11:50

Notícia: Dicas para Manter o Controle do Estoque

Pode parecer besteira, mas manter a organização de um estoque é uma daquelas tarefas que são imprescindíveis em uma empresa, sabe? Aliás, é através deste controle que se evita o acumulo ou a falta de produtos, ambos problemas que são no mínimo desnecessários. Principalmente, se você quer que sua empresa cresça e faça sucesso, ou seja, o sonho de todo empresário.

Ninguém merece ter um produto apenas mofando e ocupando espaço, em vez de gerando lucro, que é para o que ele foi feito, né? Pois é isso que acontece quando o estoque não é bem gerenciado.
Outra coisa que pode acontecer, é um cliente comprar um produto e logo depois você ter de avisar que ele não irá receber a mercadoria simplesmente porque o estoque acabou. Acredite-me, isso queima pra caramba a imagem da sua empresa com o cliente. Afinal, a imagem que fica é que se sua empresa não consegue nem controlar um estoque quão sério e responsável ela é? Não muito, provavelmente.

Conseguem visualizar o tamanho do problema? Seja qual for à situação, creia-me você não precisa disso e pode evitar tudo isso apenas fazendo o controle do estoque.
Eu sei, eu sei. Fazer o controle do estoque é extremamente entediante, para não falar chato. Concordo plenamente. Mas, é um chato necessário. Compreende? Um pequeno male para evitar um grande, ou algo do tipo.
Pensando nisso, a Alfa networks elaborou uma Lista com 3 Dicas para Manter o Controle do Estoque.

  1. Registre no Controle de Estoque a quantidade, custo unitário e custo total das mercadorias/produtos adquiridos;
  2. Periodicamente, confirme se o saldo apurado no Controle de Estoque "bate" com o estoque físico existente na empresa;
  3. Calcule no Controle de Estoque o saldo em quantidade, custo unitário e custo total das mercadorias/produtos que ficaram em estoque.

Recomendações:

  • Toda entrada e saída de materiais devem ser cobradas rigidamente o seu preenchimento no sistema;
  • Qualquer saída de estoque (transferência, troca, etc...) deve ser acompanhado da requisição de saída;
  • Não permita que sejam retirados mercadorias ou materiais sem a devida requisição e identificação de quem retirou;
  • Implemente o "Inventário Rotativo" como sistema de controle de estoque. Neste sistema, basicamente são escolhidos diariamente alguns itens para serem contados. As diferenças encontradas devem ser comunicadas e sua causa, investigada;
  • Todo processo de movimentação de estoque deve ser estabelecido por meio das Normas de Entrada e Saída de Estoque.

Objetivos da ficha de estoque:
O principal objetivo da ficha de controle de estoque é controlar a movimentação individual, as entradas e as saídas dos materiais de estoque, ou seja, produtos acabados, matérias-primas etc. da empresa. Portanto, para cada produto existe uma ficha correspondente.


A Ficha de Estoque do Sistema ERP Integrado da Alfa Networks conta com as seguintes informações:

  • Código e descrição do produto/material;
  • Unidade de consumo (kg, m, peça etc.);
  • Estoque mínimo;
  • Endereço de localização no almoxarifado;
  • Data do evento de entrada ou saída do produto/material;
  • Quantidade de entrada, saída e saldo do produto/material;
  • Valor do custo de entrada, saída e valor do estoque atual;
  • Valor do custo médio e anual de aquisição do produto/material.

Lembrando que, para o correto preenchimento dessa ficha, os registros de entrada devem ser feitos quando do recebimento dos materiais, com base na documentação de entrada, que pode ser a própria nota fiscal ou uma nota de recebimento.



Se você procura por um Sistema ERP que seja fácil de utilizar, armazenado em nuvem, ou seja, que você possa acessar através da internet aonde quer que você for, a qualquer hora e de qualquer dispositivo, e que além de tudo isso, integre com todas as suas lojas, sejam elas físicas ou virtual, você definitivamente está procurando pelo Sistema ERP Integrado da Alfa Networks!

A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na MÍdia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos