E-mail Marketing: O Guia Infalível para o Sucesso Absoluto!

Por José Roberto Pinto

09 SET 2015, 15:20

Not�cia: E-mail Marketing: O Guia Infalível para o Sucesso Absoluto!

Que o e-mail marketing oferece uma série de benefícios, tais como: melhor retorno sobre investimento, capacidade de envolver os clientes com mensagens personalizadas e facilidade para rastrear o comportamento do seu público alvo, já não é novidade para ninguém. Certo? Inclusive, você sabia que nos EUA ele foi eleito pelos comerciantes como a ferramenta de retenção de clientes mais eficaz? Pois é!

Tudo bem que nem toda campanha de e-mail marketing é um sucesso, mais, isso se deve provavelmente porque embora o retorno do e-mail marketing em si seja realmente bom, conseguir com que um e-mail seja simplesmente aberto não é uma tarefa muito simples. Principalmente em tempos como este, em que quando se abre a caixa de mensagens tem mil e um e-mails para se ler. Ou seja, captar a atenção total do leitor é realmente uma odisseia.

Pensando nisso, elaboramos um Guia com as Melhores Práticas que vão ajudar a você a executar e gerenciar suas campanhas de maneira eficaz para que alcance o tão sonhado sucesso através desta maravilhosa ferramenta. Mas, antes de revelarmos as melhores práticas, vamos rever os principais que levam a falha.

1. Ignorando e-mails comportamentais e transacionais
E-mail marketing é muito mais do que cupons e boletins informativos! E-mails como lembretes, notificações, alterações de senha e confirmações tem taxas significativamente mais altas porque servem a um propósito.

2. Assassinando o layout
Quando se coloca muitas imagens, muitas cores ou muito conteúdo, o resultado é tudo o mesmo: uma tremenda confusão. Muita coisa leva a nenhuma ação e você nem pode culpar o leitor por não se envolver!

3. Não mostra ao que venho
Qual é a primeira coisa que você pensa ao abrir um e-mail? Se você for como a maioria das pessoas, provavelmente seria algo como: "O que há nele para mim?". Certo? Não mostrar ao que venho, ou seja, exatamente o que você quer oferecer ao leitor é um grande erro.



Agora que você já sabe onde tem pecado, vamos falar sobre o que você pode melhorar para adquirir um resultado bem melhor!

1. Dedique-se ao conteúdo
"O conteúdo é a chave!" é uma das frases mais utilizadas no marketing online e é a mais pura verdade. Seja um boletim de notícias ou uma promoção, o que realmente importa é o se o seu conteúdo motiva as pessoas a considerarem o seu apelo à ação.

2. Compartilhamento social
Você sabia que pode aumentar seu ROI em 46% apenas com a adição dos botões de compartilhamento social em seus e-mails?

3. Simplifique
Como foi dito anteriormente, colocar muitas imagens, fazer uma salada de cores ou ainda quem sabe, não focar direito na mensagem que realmente quer passar, só tem a prejudicar. Por isso mesmo, simplifique! Lembre-se sempre da regrinha de ouro: menos é mais! Você não tem necessidade nenhuma de preencher todos os espaços disponíveis!

4. Layout responsivo
Isso já um assunto tão batido, não é mesmo? Mas por incrível que pareça, ainda tem empresa disparando e-mail que não são responsivos, ou seja, que são capazes de se adaptar a qualquer dispositivo. Mesmo que 46% dos adultos e 36% dos tomadores de decisões corporativas acessem o e-mail através de dispositivos móveis.



E Então, o que você acha destas dicas?

A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

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