Por José Roberto Pinto
11 AGO 2016, 16:58
Not�cia: 2 Lições poderosas que a Netflix nos ensinou
Você já ouviu falar da famosa série House of Cards? Não? Para quem não conhece, House of Cards, é um seriado norte americano de drama político produzido pela Netflix, que atualmente está na quarta temporada.
A série tem como protagonista Frank Underwood (Kevin Spacey), um político que lidera a bancada majoritária da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos que ao descobrir que não ocupará o cargo de Secretário de Estado da nova gestão, posto que foi prometido anteriormente a ele, decide usar todo seu conhecimento sobre os bastidores da política para orquestrar sua vingança.
E, qual o segredo da Netflix para esse case sucesso mundial?
Basicamente a chave para o sucesso da Netflix se deve a dois fatores: conhecer o seu público como a palma de sua mão e, principalmente, nunca - absolutamente nunca - comprometer a qualidade de seu produto.
Entenda agora mesmo como a união destes dois fatores fizeram com que esta série fosse um sucesso absoluto!
Porque você deve conhecer o seu público como a palma de sua mão
Antes mesmo da Netflix começar a produzir House of Cards, eles realizaram várias pesquisas aproveitando-se de informações que já tinham em mão (neste caso, o seu banco de dados), para entender o que realmente os seus clientes queriam e, com isso, descobrirem tipo de tom que deveriam usar, qual tipo de tema abordar, qual o melhor tipo de entrega para o produto (se seria melhor lançado semanalmente ou todos os episódios de uma só vez) e, todas as demais informações que foram de grande valia para fazer desse produto o sucesso que é atualmente.
Na sua empresa, isso não é muito diferente. Você precisa conhecer o seu público alvo, realmente conhecer, para que possa atender a todas as suas expectativas.
Porque você não deve em hipótese alguma comprometer a sua qualidade
Assim, que a Netflix resolveu realmente adquirir os direitos de House of Cards, muita gente queria que o episódio piloto fosse lançado rapidamente, no entanto, a Netflix sentiu que a história era complexa o suficiente para que não fosse apressado a produção. Afinal, eles sabiam que se produzissem a série com má qualidade, seria impossível que ela alavancasse. Então, eles gastaram tempo para encontrar o estúdio certo, para desenvolver a história em todas as suas camadas e, tudo o mais que fosse necessário para que a série fosse perfeita.
Você já passou pela situação de apressar o processo para simplesmente cumprir um determinado prazo e, então depois ver que você poderia ter feito mais, que seu produto poderia ter ficado melhor? Para isso, é preciso um bom planejamento. Mas, caso os prazos simplesmente não sejam suficientes, vale a pena pensar se não é melhor atrasar um pouco a data de entrega, para entregar um produto realmente finalizado, que esteja perfeito. Compreende? É como diz o dito popular: "A pressa é inimiga da perfeição!" Então o que você preza mais? Entregar um produto por entregar ou entregar um produto que realmente faça a diferença, que seja tão perfeito quanto possa ser?
Parece simples, né? Mas, acredite estas duas lições podem realmente fazer a diferença se aplicadas no seu dia-a-dia.
A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, Marketing Online, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.
Telefone: 19-3446-9030
E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br
Rua Manoel Ferraz de Camargo, 535
Jd. Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP