5 Tendências do Comércio Eletrônico para 2018

Por José Roberto Pinto

12 FEZ 2018, 12:30

Notícia: 5 Tendências do Comércio Eletrônico para 2018

Bem-vindo a 2018!

De acordo com um estudo realizado pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) o comércio eletrônico tem uma previsão de crescimento de 15% em relação ao ano anterior, faturando assim, cerca de 59,9 bilhões de reais.

Se você deseja alavancar seu negócio online neste ano, confira como direcionar sua Loja Virtual com as 5 Tendências previstas para 2018 no Comércio Eletrônico.

1. Personalização

Loja Virtual: Personalização

Desta vez, não estamos falando apenas da personalização no envio do e-mail marketing, na campanha de remarketing ou nos produtos recomendados. A tendência do momento não é apenas sobre a personalização da experiência do usuário, mas, também sobre a personalização do produto.

Um bom exemplo disso foi a plataforma montada pela Motorola em sua loja virtual para a venda do Moto G3. O cliente poderia escolher personalizações como: cor do aparelho, quantidade e as cores desejadas para os cases, inserir o nome ou alguma frase na tela de iniciação do aparelho, dentre outras.



2. Serviços por Assinatura

Loja Virtual: Serviços por Assinatura

Você já deve ter ouvido falar sobre os clubes de assinatura, certo? Basicamente este produto funciona como uma reinvenção das assinaturas de revistas. Na qual, o usuário paga uma quantia todo mês para receber em casa uma série de produtos que facilitam sua vida. Para se ter uma ideia, há clubes de assinatura como Glambox (produto de beleza), ClubeW (vinhos) e WBeer (cerveja).

Já na Loja Virtual, em 2018, espera-se ver um aumento nos modelos de negócios de serviços por assinatura, algo bem parecido com os clubes por assinatura, mas relacionado com o segmento da loja virtual.

Um bom exemplo Amazon que possui um serviço chamado de Amazon Prime (hoje em dia este serviço está disponível apenas no exterior) que possui planos desde a entrega gratuita no mesmo dia até a possibilidade de ler uma obra um mês antes do lançamento.



3. Compras através de Dispositivos Móveis

Loja Virtual: Compras através de Dispositivos Móveis

Cada dia mais o acesso em lojas virtuais através de dispositivos móveis tem aumentado, assim como as compras realizadas. Por isso, mais do que nunca, é importante focar na experiência do usuário móvel.



4. Marketing de Conteúdo

Loja Virtual: Marketing de Conteúdo

Segundo a Demand Metric e a Hubspot, ter uma estratégia de marketing de conteúdo interessante é uma das principais razões pelas quais os clientes decidem seguir determinada marca. Como se não bastasse isso, ainda apontam que os blogs das empresas têm 13x mais chances de gerar um ROI positivo.

Como já é de conhecimento, a maioria das grandes lojas virtuais já possuem uma estratégia de marketing de conteúdo muito bem definida, mas, para 2018 espera-se que esta tendência chegue até as pequenas lojas virtuais.

Aliás, vale a pena na hora de elaborar a estratégia do marketing conteúdo focar também na produção de conteúdo por vídeos. Afinal, pesquisas apontam que 43% das pessoas preferem ver o conteúdo através de vídeo e, até 2021, as visualizações de vídeo irão corresponder a 80% do trafego online. (Para saber mais, clique aqui)



5. Facebook Messenger

Loja Virtual: Facebook Messenger

Cada dia que passa, torna-se mais - e, mais - comum receber propagandas através do Messenger do Facebook. Esta ferramenta está tão em alta que existe até mesmo quem diga que ela seria como uma versão melhorada do E-mail Marketing. Não que o E-Mail Marketing possa desaparecer num futuro próximo, acredite! (Confira as 25 Estatísticas de E-mail Marketing para 2018).

Esta é definitivamente uma ferramenta que vale a pena ser testada. Principalmente, se levarmos em consideração que o Messenger é utilizado por 1.2 bilhões de pessoas em todo o mundo e, que atualmente as pessoas passam cerca de 79% do seu tempo em redes sociais através dos seus dispositivos móveis.



O que você acha destas tendências? Acredita que elas realmente vão se destacar neste ano? Tem alguma tendência que não listamos, mas que você acredita que vai se destacar este ano?




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