Como evitar a síndrome de carrinho abandonado

Por José Roberto Pinto

26 JAN 2015, 12:09

Notícia: Como evitar a síndrome de carrinho abandonado

Você já reparou na quantidade de carrinhos que simplesmente são abandonados? Reparou também que cada dia que se passa, mais e mais carrinhos são abandonados? Porque isso tem ocorrendo cada vez com mais frequência?

De acordo com uma pesquisa recente realizada com os britânicos, cerca de 60% das pessoas alegaram ter abandonado a compra simplesmente porque o formulário de cadastro era além de complicado, gigante! Isso mesmo! Além disso, quatro em cada cinco pessoas (ou seja, 80%), desistiam de preencher o cadastro por estarem preocupadas com a utilização que seria feito das informações contidas no cadastro. Pensando nisso, preparamos especialmente para você um artigo para Combater os Carrinhos Abandonados.


1º Formulário de Registro Longo
Quem nunca olhou um formulário de cadastro e simplesmente ficou exausto só de se imaginar preenchendo todas aquelas informações? Acredite-me, por muito menos já desisti de efetuar uma compra. Então, priorize por cadastros curtos, que só solicitem informações relevantes.

2º Não possuir uma Loja Virtual Responsiva
Que a cada dia que se passa o número de usuários de dispositivos móveis cresce mais e mais, todo mundo já sabe, certo? Mas assim como o número de pessoas acessam cresce, a quantidade de pessoas que efetuam compras online através destes dispositivos também cresce. Vamos ser sinceros, sim? É realmente um saco acessar um site que não é responsivo. Imagine então, realizar uma compra. Tem ideia do tamanho do inferno que é realizar uma tarefa que deveria ser simples, como apenas clicar em um botãozinho chamado "comprar" ou quiçá preencher os dados de usuário? Sinceramente, se sua loja não é responsiva, pode esperar para ver vários carrinhos abandonados, porque simplesmente é impossível efetuar uma compra nestas condições. Acredite-me.

3º Só queria saber o preço final...
Você tem ideia de quantas pessoas selecionam o produto apenas para terem uma ideia do quanto vai custar incluindo o frete e todas as demais taxas que possam vir a ser cobradas? Segundo uma pesquisa, cerca de 57% dos consumidores. É ou não é bastante gente? Uma ideia que ajudaria a diminuir esta porcentagem é oferecer um espaço para calcular o frete antes de adicionar ao carrinho.

4º Salvar a compra para efetuá-la posteriormente
Quantas vezes você adicionou mil e uma coisas em seu carrinho e dentão, simplesmente deixou para depois?
Cerca de 56% das pessoas se encaixam neste grupo. Mas o que fazer para evitar que o cliente desista de vez por todas da compra? Não existe fórmula certa, mas uma ótima ideia é alertar ao cliente através do um e-mail sobre o carrinho abandonado e os itens adicionados a ele.



A Alfa Networks é uma empresa de TI focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com mais de quinze anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na Mídia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos