Como tirar foto profissionalmente dos produtos utilizando apenas um celular?

Por José Roberto Pinto

14 JAN 2016, 14:31

Notícia: Como tirar foto profissionalmente dos produtos utilizando apenas um celular?

Quem tem loja virtual aí sabe que tirar a foto dos produtos é um verdadeiro carma, certo? Isso porque a foto tem de ficar simplesmente perfeita. Afinal, uma foto vale mais do que mil palavras, e, no caso de uma loja virtual, pode ser o responsável direto pela venda ou a falta dela.

Quanta responsabilidade para apenas uma imagem, não? Mas, é a realidade já que na compra online ao contrário da compra física onde o cliente pode pegar o produto, sentir a textura, a pesagem e analisar, na loja virtual, o cliente só tem como referência a imagem que ilustra o produto. Então, não. Não, pode ser uma imagem qualquer. Ela precisa ser simplesmente perfeita.
O grande problema? Você provavelmente está começando ou ainda é um negócio pequeno e você certamente que não tem uma verba destinada apenas para que um fotógrafo profissional tire as fotos dos produtos, certo?
O que você diria, se eu te disse que é possível tirar uma boa foto do seu produto apenas com um celular (desde que que seja um smarthphone, okay?) ? Provavelmente que estou maluca! Mas, acredite! Tem sim como fazer isso!
Então, se liga que vamos te passar o caminho das pedras para que você possa arrasar nas fotos!



1º Antes de tudo, se prepare!
LOJA VIRTUAL: LIMPANDO O PRODUTOTirar fotos para uma loja virtual, não é simplesmente ir clicando por ai desesperadamente. É preciso todo um planejamento antes de partir para a produção das tão sonhadas fotos.
Por isso, comece deixando todos os produtos que serão fotografados totalmente limpos e impecáveis, tirando os fiapos de tecido, etiquetas ou até mesmo as marcas de poeira, e, de quebra, evite comprometer a qualidade da imagem e as várias horas de edição que seriam necessárias apenas para tirar os pequenos ?defeitinhos? que poderiam ser evitados apenas com uma preparação bem elaborada!

LOJA VIRTUAL: SEPARANDO O PRODUTO Ah, outra dica importante é que enquanto vai limpando os produtos, vá separando também os objetos por tamanho e material para facilitar na hora de fotografar, afinal, fica bem mais fácil preparar uma configuração e tirar a foto de todos os itens que vão utilizar ela do que a cada produto ter de configurar novamente. Sem falar que, os produtos sendo tirados do mesmo ponto de vista e com as mesmas configurações ficam bem mais elegantes.



2º Preparar o local também é um passo importante!
LOJA VIRTUAL: FUNDO INFINITOSabe aquele fundo infinito que a maioria das lojas virtuais utiliza? Aquele fundo totalmente branco que deixa o produto em total evidência? Então, você sabia que é bem fácil reproduzi-lo? Não? Pois é! Tudo o que você precisa é de um tecido branco que seja opaco, sem estampa e que cubra o fundo do teto ao chão do local que vai ser fotografado.
Ahh... Nem preciso falar que se o produto for pequeno, não precisa que o tecido vá até o teto, né? Rs. Se o seu produto for pequeno, basta que o tecido seja de um tamanho proporcional.



3º Ler o manual do seu aparelho celular também é importante
LOJA VIRTUAL: LEIA O MANUAL DO CELULAREu sei que é um saco ler o manual do celular e que provavelmente você acredita que sabe tudo sobre o seu smarthphone sem que precise ler o manual, certo? Não se engane, apesar de ser extremamente chato ler o manual do celular, se você quiser mesmo tirar uma boa foto com ele, precisa saber tudo o que o seu aparelho pode te oferecer. E, para isso, precisa ler o manual.



4º Luz, câmera... Ajustes!
LOJA VIRTUAL: AJUSTESSe você pensou que já era a hora de tirar as fotos... Errou! Porque por incrível que pareça, ainda há algumas configurações necessárias. Como, por exemplo, a luz e as configurações da câmera.
Com relação à luz, a melhor coisa é dar preferência para a luz natural, sendo o período da manhã o ideal para os cliques. Só tome cuidado para não deixar que o raio do sol interfira na composição deixando com que as sobras fiquem muito grandes. A dica é utilizar uma folha de papel, cartolina ou isopor para refletir a luz para o objeto, deixando assim, as sombras mais suaves. 
Outra dica legal ainda no quesito luz é que se precisar de luz complementar você pode uma luminária de mesa ou até aquelas de pé, desde que a luz seja do tipo leitosa e incandescente. Se se a luz estiver muito forte, você ainda pode utilizar um papel vegetal na frente para deixa-la mais difusa. Ah... Vale lembrar que a imagem do objeto nada mais é do que o reflexo provocado pela luz, então, direcione a luz da luminária para o tecido. 
Agora, com relação às configurações da câmera, lembre-se sempre de ajustar o balanço do branco ("White Balance" ou "WB") para que a tonalidade da cor seja ajustada.
Outra dica importante é dar preferencia as fotos que não utilizam o recurso de zoom, pois não causa um resultado natural. Drible isso se aproximando ou distanciando-se fisicamente do objeto conforme a necessidade.



5º Recursos extras é sempre uma boa opção
LOJA VIRTUAL: APLICATIVOS PODEM AJUDARUtilizar alguns apps para potencializar as fotos é sempre uma boa opção! Experimente utilizar o app VSCO (gratuito) ou o Câmera Zoom FX (pago). Certeza que com estes recursos suas fotos vão ficar simplesmente maravilhosas!


E você o que achou das dicas? Deu certo tirar as fotos assim?
Conte pra gente!


A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, Marketing Online, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na MÍdia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos