Frustrado com o abandono do carrinho? Descubra agora mesmo como aumentar a taxa de conversão.

Por José Roberto Pinto

25 SET 2015, 10:53

Notícia: Frustrado com o abandono do carrinho? Descubra agora mesmo como aumentar a taxa de conversão.

O Problema: A realidade é que a maioria das pessoas que adicionam itens em seus carrinhos vai sair sem comprar. Você pode até mesmo acreditar que eles vão voltar para resgatar este carrinho, mas, acredite-me isso é quase que praticamente impossível. Então o que você pode fazer para mudar o comportamento dos clientes e induzi-los a de fato finalizar a compra?

A Solução: Envolver os clientes em promoções pode influenciar em suas decisões. Afinal, todo mundo tem uma resposta pavloviana* para promoções, ou seja, está impresso em nosso DNA reagir, ou pelo menos, dedicar atenção quando nos deparamos com uma promoção.

* Pavloviana: O condicionamento clássico (ou condicionamento pavloviano ou condicionamento respondente) é um processo que descreve a gênese e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binômio estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos. O termo condicionamento clássico encontra-se historicamente vinculado à "psicologia da aprendizagem" ou ao "comportamentalismo" (Behaviorismo) de John B. Watson, Ivan Pavlov e Burrhus Frederic Skinner, também conhecido como sistema de punição e recompensa.



Eis aqui algumas maneiras para que você mude o comportamento dos consumidores e aumente a taxa de conversões.


1. Cupom de descontos sejam eles em porcentagem ou em reais.

Cupom de descontos

Todo mundo quer "pagar menos"! Atribua isso a nossa natureza competitiva ou apenas a ganância. Seja como for, ter um desconto é sempre um incentivo para comprar seja lá o que for, por vezes, até mesmo coisas das quais o cliente nem mesmo necessita.
Mas, sabe o que é melhor do que um cupom de desconto? Um cupom de desconto com tempo limitado. Você não tem ideia do que isso pode fazer pelos seus negócios! É simplesmente surpreendente! E sabe por quê? Porque cria um senso de urgência fora de série e se o cliente ainda estiver no muro apenas com o cupom, tenha certeza que esta urgência vai fazer com que ele dê o salto de fé, sem pensar duas vezes. Afinal, ele pode acabar perdendo a promoção, não?



2. Frete grátis ou ...

Frete

Uma empresa nos EUA vendo que a sua taxa de abandono de carrinhos era extremamente alta, resolveu estudar o motivo para que isso acontecesse. Indo mais a fundo, através de uma análise de marketing realizada nas mídias sociais, eles descobriram que o motivo pelo qual a taxa de carrinhos abandonados era extremamente alta, era nada mais, nada menos, que o valor do frete que chegava a ser absurdo.
Veja bem, eles não tinham como oferecer frete grátis , afinal, trabalhavam com alimentos perecíveis, ou seja, o transporte tinha de ser aéreo e isso custa extremamente caro. Mas eles tinham como oferecer um frete fixo , ou seja, não importa a compra que você fizesse, iria pagar uma taxa fixa para o frete. Não era um frete grátis, mas era a solução ideal.



3. Na compra de cinco produtos leve grátis...

Na compra de cinco produtos leve grátis

Outro incentivo para aumentar a taxa de conversão é oferecer aos seus clientes um brinde na compra de determinados itens. Afinal, quem é que não quer ganhar um brinde? Isso é simplesmente estimulante!



4. Promoções diferenciadas

Promoções diferenciadas

Uma forma eficaz de fazer com que seu cliente aumente o valor da compra é oferecer ofertas a partir de determinado valor. Ou seja: acima de determinado valor o cliente pode adquirir descontos ou quem sabe até mesmo um frete grátis.
Exemplo: Nas compras cima de R$100 ganhe 20% OFF, ou então: nas compras acima de R$75 ganhe frete grátis.
Vê? Quem é que não compraria um pouco mais apenas para ganhar uma vantagem? Todo mundo sabe que promoções é uma das melhores, se não a melhor, maneira de atrair um cliente, mas é preciso tomar cuidado, afinal, você não quer "baratear" o seu produto. Certo? É preciso testar diversos tipos de campanhas e ver o que melhor funciona em seu negócio.



A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na MÍdia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos