Guia rápido para a Loja Virtual de Sucesso

Por José Roberto Pinto

12 JUL 2018, 11:00

Notícia: Guia rápido para a Loja Virtual de Sucesso

Nunca foi tão fácil criar e lançar uma loja virtual do que hoje em dia e, exatamente por isso, que muitas pessoas têm investido neste tipo de negócio.

Se você quer que seu comércio eletrônico seja um sucesso, cabe somente a você fazer o que puder para garantir que sua loja virtual se destaque entre todas as outras. Para isso, você precisa trabalhar mais do que nunca para atingir e convencer seu público-alvo a comprar seus produtos. Afinal, hoje em dia, o consumidor tem mil e uma opções. Não se trata mais da grande empresa contra a pequena empresa. É todo mundo contra todo mundo.

Uma boa loja virtual pode te colocar na frente dos seus concorrentes, enquanto que uma loja virtual ruim provavelmente te deixará para trás na disputa.

A grande questão é: O que faz uma loja virtual ser boa?

Pensando nisso, separamos 7 Dicas que vão te ajudar aumentar a taxa de retenção de visitantes, aumentar o engajamento e gerar mais conversões. Ou seja, transformar sua loja virtual num negócio de sucesso absoluto.



1. Consistência

LOJA VIRTUAL - CONSISTÊNCIA

Não é incomum que seu público alvo te conheça por meio de alguma rede social e/ ou e-mail marketing antes de efetivamente conhecer a sua loja virtual. E, é exatamente por isso que é extremamente importante que o design da sua loja virtual se alinhe ao que você promove nos outros canais da empresa.

Fica a dica: Sua loja virtual deve se parecer com seus anúncios nas mídias sociais e, suas campanhas de e-mail marketing devem utilizar a mesma tipográfica e cores da sua loja virtual.



2. Espaço em Branco

LOJA VIRTUAL - ESPAÇO EM BRANCO

É como dizem: menos é mais!

O espaço em branco é um dos princípios do design que devem ser incorporados ao layout da sua loja virtual. Afinal, ele permite que os elementos sejam separados para que o usuário não se confunda e se perca, reduzindo, assim, as taxas de rejeição, além de aumentar a taxa de conversão.

Lembrando que quando falamos de espaço em branco, não estamos falando necessariamente para deixar um espaço em branco e, sim, para trabalhar com uma área de respiro.

Fica a dica: Você não tem muito tempo para fazer uma primeira impressão que seja realmente boa. Para falar a verdade, na maioria dos casos, você tem apenas alguns segundos.
Então, para evitar a perda imediata de pessoas, você precisa que o layout da sua loja virtual seja atraente e tão simples que possa ser entendido com apenas um relance.
Tentar encaixar muitas cores, imagens e informações conflitantes em uma página é definitivamente um erro e, pode alterar até mesmo a velocidade com que sua página é carregada.



3. Responsivo

LOJA VIRTUAL - RESPONSIVA

A medida que cada vez mais e mais consumidores tem utilizado seus smartphones como principais dispositivos de compra online, é importante garantir que o design da sua loja virtual não seja somente bonito e atraente, mas, que também seja totalmente acessível a partir dos dispositivos móveis.

Fica a dica: Para verificar se o seu site é responsivo, utilize a ferramenta de Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google. Com essa ferramenta você conseguirá saber se a sua loja virtual é responsiva e, se não for, o que você precisa para torná-la.



4. Fotos e Vídeos

LOJA VIRTUAL - VÍDEOS

Geralmente, seu público alvo não tem a oportunidade de ver, sentir ou experimentar os seus produtos antes de comprar e, é exatamente por isso que você precisa trabalhar bem mais do que um comerciante com uma loja física para convencer o seu público alvo que vale a pena comprar seus produtos. E, é exatamente neste momento que as fotos e vídeos entram! Fotos e vídeos permitem que seus visitantes vejam melhor o produto e imaginá-lo como seria tê-lo. E, assim, se torna mais fácil decidir efetivar a compra.

LOJA VIRTUAL - FOTOS

Fica a dica: Para que que as fotos cumpram seu papel, é preciso que sejam realmente bonitas e de boa qualidade. E, não se esqueça de realizar várias fotos, de vários ângulos e, mostrando todas as opções de cada produto.

Exemplo: Se o produto possui várias opções de cores, certifique-se de tirar ao menos uma foto de cada opção.



5. Banners

LOJA VIRTUAL - BANNERS

No comércio eletrônico, você só tem alguns segundos para chamar a atenção do seu público alvo e, convencê-lo que vale a pena permanecer mais algum tempo em sua loja virtual para explorar os seus produtos.

É claro que as fotos e vídeos vão te ajudar nisso, como já falamos anteriormente, eles são uma ferramenta extremamente importante se usados com sabedoria. Mas, ainda assim, são somente uma parte da equação.

Para chamar a atenção do seu público alvo você precisa ter também banners que sejam atraentes e chamativos. Ou seja, banners que ajudem o seu público alvo a entender o que esperar da sua empresa.

Fica a dica: Para elaborar banners que sejam atraentes ao seu público alvo, tenha em mente quais são os seus anseios e, como os seus produtos podem ajudar a resolver os seus problemas. Lembrando sempre de se concentrar no que torna a sua marca e produtos únicos.



6. Linguagem

LOJA VIRTUAL - LINGUAGEM

Você pode ter uma loja virtual visualmente bonita, mas, isso não significará nada se não utilizar uma linguagem que se conecte com seu o público alvo, passando confiança e convencendo-os a comprar os seus produtos.

Fica a dica: Para se conectar com o seu público alvo, procure além de descrever os produtos, também ressaltar os benefícios deles.



7. Suporte

LOJA VIRTUAL - SUPORTE

Se você quer realmente conquistar um cliente, não basta que sua loja virtual tenha uma aparência incrível. É preciso que ela também tenha um excelente suporte, que ajude o target em cada uma das etapas da jornada do comprador.

Fica a dica: Além de implementar um Chat em sua loja virtual, lembre-se de elaborar uma página de SAC (serviço de atendimento ao consumidor) com dúvidas realmente relevantes.




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