Promoções: O Guia que todo Iniciante deveria ter!

Por José Roberto Pinto

10 JUN 2016, 17:27

Not�cia: Promoções: O Guia que todo Iniciante deveria ter!

Você sabia que as estratégias de promoções do varejo existem desde o começo? Pois é! Há inclusive alguns que afirmam que elas começaram nas trocas de ofertas com as tribos da Mesopotâmia, lá pelos meados de 6.000 aC. Que loucura, não?
É lógico que desde então, as estratégias de promoção mudaram - e, muito - mas, o que realmente importa é que o objetivo continua o mesmo! Ou seja, vender mais e mais!

Agora, se você tem uma loja virtual e, seu principal objetivo é muito mais do que apenas vender, ou seja, você almeja aumentar a cada dia mais a sua taxa de vendas, nada melhor do que uma promoção bem elaborada para atingir seu objetivo.
Para que suas campanhas sejam altamente eficazes e você consiga atingir as metas pré-estabelecidas, resolvemos montar um Guia de Promoções que todo Iniciante deveria ter!

Porque você deve fazer promoções em seu comércio eletrônico?
PORQUE FAZER PROMOÇÕES

  • Aumenta a taxa de vendas
    Eu já te falei que as promoções podem aumentar - e, muito - a taxa de vendas? Já, né? Isso por si só já seria uma grande razão para se fazer promoções, certo?
    Agora, quando falamos que você deve fazer promoções, isso não significa necessariamente fazer promoções loucas que oferecem descontos sobre descontos. Às vezes, apenas um cupom com 10% de desconto pode fazer toda a diferença entre o cliente comprar na sua loja virtual ou na do seu concorrente, entende? Aí vai de você identificar qual é a necessidade atual da sua loja, ou seja, qual é a promoção que ela esta precisando neste momento.

  • Melhora a estratégia de vendas
    Você sabe, com a chegada do fim de ano, a taxa de vendas aumenta drasticamente. Portanto, é bem comum que nesta época, as lojas virtuais façam promoções, a fim de conquistar o cliente para a sua loja. Mas, não existe apenas esta época do ano propícia para a realização de promoções. Pense em expandir seu calendário para Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dias dos Pais, Black Friday, dentre outras. É claro que a escolha das datas depende exclusivamente das necessidades do público alvo que seu negócio visa atender.

  • Melhora a Taxa de Conversão
    Você sabia que em uma loja virtual, cerca de 98% dos novos visitantes não convertem em vendas? Isso mesmo. Praticamente todo o tráfego que você gera em sua loja virtual não resulta em absolutamente nada.
    É claro, que alguns destes visitantes podem voltar em outro momento, mas, não há maneira de saber exatamente quanto deste tráfego retornará.
    Consegue compreender a pressão para se realizar conversões? É exatamente por isso que realizar promoções é um ótimo meio para envolver o seu público alvo e converter seu tráfego em vendas. Experimente estimular a primeira compra oferecendo um desconto ou quem sabe um brinde, através do preenchimento do e-mail para recebimento de newsletter, e, de quebra ainda capture este e-mail para redirecionar campanhas de e-mail marketing, potencializando assim, as chances de o cliente voltar a visitar a sua loja virtual.

  • Melhora o Relacionamento entre a Marca e seu Público Alvo
    Se a sua loja virtual fosse uma loja física, certamente que você nunca deixaria que um cliente entrasse pela porta sem que você o envolvesse de alguma maneira. Seja atendendo, notificando sobre uma promoção que esteja acontecendo no momento, ou ainda, sanando as suas dúvidas. Certo? O mesmo vale para a loja virtual. Ao realizar uma promoção você tem a oportunidade de se envolver com cada um dos seus clientes com algo que poderia ser de valor para eles, melhorando assim, a experiência de compra.


Tipos de Promoções
MODELOS DE PROMOÇÃO

  1. Desconto em porcentagem
    A forma mais comum de oferecer desconto é com base porcentual. A maioria dos varejistas online utiliza desde pequenos descontos (ou seja, de 5% a 10% de desconto) até descontos maiores (ou seja, de 15% a 25% de desconto) para envolver o cliente. Há ainda aqueles que para queimar estoque oferecem cerca de 50% de desconto.

    Quem deve utilizar desta oferta?
    O desconto por porcentagem pode ser utilizado em todas as lojas virtuais, desde que se atente de que os descontos devem ser oferecidos de acordo com a margem de lucro.


  2. Desconto em dinheiro
    Outra possibilidade que você tem, é oferecer um desconto com valor fixo em vez do desconto por porcentagem.

    Quem deve utilizar desta oferta?
    Se você quiser evitar o jogo de desconto por porcentagem ou quem sabe simplesmente mudar um pouco a mecânica de promoções, esta é uma excelente possibilidade.


  3. Frete Grátis
    Frete grátis é sem dúvida o melhor tipo de promoção para aumentar a taxa de conversão. Para se ter uma ideia, cerca de 73% dos compradores online afirmam que o frete é o primeiro critério a ser analisado na hora de realizar uma compra.

    Quem deve utilizar desta oferta?
    O custo do frete varia de empresa para empresa, produto para produto. Afinal, tudo depende do tamanho, peso e localização. Então, se sua empresa pode bancar isto, excelente! Agora, se o custo é muito alto, há outras saídas como oferecer o frete grátis com um limite de compra (entenda mais sobre este tipo de promoção mais abaixo).


  4. Frete Grátis com Limite Mínimo de Compra
    Este tipo de promoção basicamente estabelece que o frete grátis seja oferecido apenas a partir de determinado valor de compra, possibilitando assim, aumentar a taxa de conversão ao mesmo tempo em que aumenta o valor do ticket médio. Há inclusive um estudo realizado pela Harris Interactive - uma empresa americana que fornece informações e insights para fabricantes e varejistas a fim de que possam tomar decisões de negócios mais embasadas e impactantes - revelou que 39% dos clientes preferem comprar um pouco mais apenas para obter o frete grátis.

    Quem deve utilizar desta oferta?
    Nem todas as empresas tem como oferecer o frete grátis a todo mundo, mas, oferecer o frete grátis a partir de certo valor pode ser uma boa opção. Pois, além de estimular a conversão, de quebra aumenta o valor do ticket médio, já que foi comprovado que as pessoas preferem adquirir mais para ganhar o frete grátis.


  5. Presente ao realizar a compra
    Oferecer um presente para o cliente que realizou uma compra é uma ótima maneira de adicionar valor à experiência do usuário ao passo que estimula a conversão.

    Quem deve utilizar desta oferta?
    Você tem no estoque algum item antigo que com certeza não vai conseguir vender ou que queira eliminar do estoque? Então, esta é uma ótima oportunidade para acrescentar valor a sua marca.


  6. Concursos
    Eu sei que concurso não é exatamente uma promoção de vendas, mas, ainda assim, é uma ótima maneira para gerar o engajamento e, de quebra, ainda aumentar a sua lista de e-mail para as campanhas de e-mail marketing. Você pode oferecer a oportunidade do cliente concorrer determinado presente - que pode ser um dos produtos da sua loja virtual ou qualquer outra coisa desde que interesse ao seu público alvo - apenas com o cadastro de seu endereço de e-mail. Ah... Para potencializar a promoção, envie aquelas pessoas que não ganharem, um código de cupom de desconto para estimulá-los a comprar.

    Quem deve utilizar desta oferta?
    Este tipo de promoção é perfeito para as lojas virtuais que querem aumentar a taxa de conversão que geram, uma vez, que conseguem adicionar o e-mail a sua lista e, assim, iniciar a campanha de e-mail marketing.


Boas práticas para as promoções
BOAS PRÁTICAS NAS PROMOÇÕES

  • Tenha em Mente o Benefício Mútuo
    Lembre-se sempre que ao oferecer uma promoção, ela precisar beneficiar não somente o seu negócio, mas também ao seu cliente. Por isso, dê uma olhadinha em suas margens de lucro e veja o que você é capaz de oferecer que seja atrativo ao seu cliente.

  • Foco no Comportamento do Consumidor
    Você pode não saber, mas os clientes têm alguns padrões de comportamento previsíveis que se você respeitá-los poderá ajudar a alavancar a sua taxa de vendas. São eles:
    Frete Grátis: 73% dos compradores afirmam que o frete é o primeiro fator de decisão
    Custos x Benefícios: 56% dos consumidores abandonam o carrinho quando este apresenta custos inesperados. Para reduzir isso, experimente oferecer benefícios inesperados, como: pequenos descontos, presentes, dentre outras coisas!
    Gratificação Instantânea: 40% dos compradores preferem receber descontos a pontos para programas de fidelidade. Vivemos em um mundo onde a Gratificação Instantânea ganha da Gratificação Futura, ou seja, é tudo imediato.

  • Estabeleça a Frequência das Promoções
    Varia de negócio para negócio, para uns pode ser bom que ofereça promoção apenas nas datas especiais, para outros, o ideal é que se tenha promoções constantemente. Isso é você que decide com base exclusivamente no seu negócio. O importante é montar um calendário com as promoções.

  • Torne a Experiência de Compra Extremamente Fácil
    Elimine tudo aquilo que possa dificultar a experiência do usuário em sua loja virtual, afinal, ninguém tem paciência para comprar em uma loja virtual que seja confusa, certo?

  • Foco em promoções que sejam atrativas e com apelo a ação
    Seja qual for à promoção que você pretende lançar, tenha em mente que ela precisa ter uma aparência extremamente atraente e com um forte apelo a ação. Por isso, dedique-se por algum tempo a ela a fim de projetar uma promoção que atraia a atenção dos consumidores.

  • Misture os estilos de promoção
    Nunca estabeleça apenas um tipo de promoção. Tente sempre variar para que possa chamar a atenção do cliente.

E, você? O que achou deste artigo?
Conta pra gente como foi a sua experiência elaborando campanhas pra sua loja virtual!

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