O que a Disney pode nos ensinar sobre atendimento ao cliente

Por José Roberto Pinto

31 JUL 2015, 11:19

Not�cia: O que a Disney pode nos ensinar sobre atendimento ao cliente

Eu não sei vocês, mas a Disney é definitivamente uma das minhas empresas favoritas! E, não é apenas porque os parques são maravilhosos e a viagem um sonho de consumo que atinge a todos, sem distinção de idade. E sim, porque, a Disney é uma daquelas empresas que são modelo no atendimento ao cliente. Sabe? Tão excepcional que é capaz de transformar clientes e fãs em verdadeiros embaixadores do Mickey Mouse e toda a sua turma. Pode imaginar o poder disso? É simplesmente, tremendo.

Na Disney, atendimento de qualidade significa superar as expectativas dos clientes (que, alias, eles chamam de convidados) e prestar atenção aos detalhes. Uma coisa está interligada com a outra, entende? É o famoso fator "uau", que nos diz que primeiro precisamos satisfazer o cliente para somente depois exceder.

Pensando nisso, separamos as principais citações do grande Walt Disney que podem nos servir como ensinamentos para a excelência no atendimento ao cliente.

"Se você pode sonhar, você pode fazê-lo." Walt Disney
Creio que este conselho pode se aplicar a mais de uma área na vida. Tanto para aqueles que estão sonhando em abrir o tão sonhado negócio, quanto - pasmem! - para aqueles que estão tentando resolver algum problema com um cliente. Afinal, é preciso criatividade para fazer um cliente feliz!

"Aventure-se fora de sua zona de conforto. As recompensas valem a pena." Rapunzel (Enrolados)
As melhores empresas capacitam seus funcionários para tomar boas decisões com base no foco no cliente. Por isso, se você tem medo de sair de sua zona do conforto e com isso, seus funcionários tomarem decisões ruins. Foque neste pensamento: comece um treinamento para orientar a postura de sua equipe, aproveite as más decisões como oportunidade de treinamento e logo você será surpreendido ao se sentir confortável com o que antes se sentia desconfortável.

"O passado pode te machucar. Mas como eu vejo é: você pode fugir dele ou aprender com ele" Rafiki (O Rei Leão)
Ah, sim, que empresa não tem um passado? Mas você tem de ter em mente que tudo é uma oportunidade para aprendizagem. Pode parecer uma daquelas frases de livro de autoajuda, mas, nem por isso deixa de ser verdade. Afinal, é preciso conhecer o passado para não cometer o mesmo erro no futuro.

"Um pouco de consideração, um pouco do pensar nos outros, faz toda a diferença." Bisonho (Ursinho Pooh)
Lembre-se de sempre se colocar no lugar do seu cliente. Afinal, mostrar um pouco de empatia, simpatia e consideração não é nada mais do que sua obrigação, além, é claro, de ser o caminho para construir um relacionamento com seu cliente.

"O problema não é o problema. O problema é a atitude com relação ao problema." Capitão Jack Sparrow (Piratas do Caribe)
Atitude é tudo! Todos os dias você será confrontado com problemas em seu negócio, mas o que realmente importa não é o problema e sim a atitude que você toma sobre ele. E é exatamente esta atitude que pode transformar clientes errados em verdadeiros evangelistas da sua marca.

"Só porque é assim, não significa que deve ser feito assim." Cinderela (Cinderela)
Não é porque sempre foi feito assim que você tem de fazer assim também. O segredo está em inovar. Como já diria Walt Disney: "Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor!"

"Sempre deixe sua consciência ser seja guia." Fada Azul (Pinocchio)
Creio que essa nem precisa se estender, certo? Afinal, é bem simples. Faça a coisa certa.


E você o que acha? Acredita que estes conselhos sábios da Disney podem te ajudar a melhorar o atendimento ao cliente de seu negócio e/ ou loja virtual?



A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: 19-3446-9030

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Manoel Ferraz de Camargo, 535

Jd. Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na MÍdia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos