O que é SEO? Como configurar nas páginas da sua Loja Virtual

Por José Roberto Pinto

28 FEZ 2022, 17:00

Notícia: O que é SEO? Como configurar nas páginas da sua Loja Virtual

O que é Seo?

O SEO nada mais é do que o processo de otimização do seu site para que os motores de busca tenham preferência pelas suas páginas, colocando-as assim, no topo dos resultados para as buscas de determinada palavra-chave.

Um bom SEO melhora a visibilidade de um site em mecanismos de busca (como o Google), gerando assim, aumento de tráfego gratuitamente e, consequentemente, mais vendas.

Como configurar o SEO da Loja Virtual

Vale ressaltar que os motores de busca (como o Google) penaliza sites que contenham páginas que não estejam com o SEO bem configurado. Por isso, é extremamente necessário configurar cada uma das páginas individualmente.

Pensando nisso, a Alfa Networks dividiu a configuração do SEO da Loja Virtual em duas partes. São elas:

  • Um painel para configurar o SEO das páginas em geral, tais como: Index (principal), Contato, Localização, Fale Conosco, Carrinho, dentre outros. Para acessar esse painel, basta ir em: Menu > Loja Virtual > Configuração > Configuração SEO
  • Um painel para configurar o SEO de cada produto dentro do próprio cadastro de produto, facilitando assim o processo de cadastro. Pois, assim que realizar o cadastro de um novo produto, é possível fazer a configuração do SEO na própria tela. Para acessar esse painel, basta ir em: Menu > Produto / Estoque > Produto > Cadastro de Produto, selecionar o produto desejado e clicar no botão Configurações SEO.



Como configurar:


1. Título da Página

Este campo informa aos mecanismos de pesquisa sobre o que é a página e, é exatamente por isso que é preciso nomeá-la com algo relacionado a página ou ao produto.

Vale ressaltar que o título não pode ser muito grande, no máximo de 65 a 70 caracteres (contando com os espaços)!

Dica: Você pode escrever um título que contenha o ?nome do produto? ou ?nome da página?, chamada de ação e/ou nome da loja.

Exemplo: Compre Calça Moletom Jogger Masculina | Nome da Loja Virtual


2. Descrição da Página

Este campo oferece aos mecanismos de pesquisa um pouco mais de informações sobre o que é a sua página. Portanto, faça uma breve descrição da página (caso seja uma página institucional) ou do produto.

Vale ressaltar que este texto pode ter até 160 caracteres (contando com os espaços).

Exemplo: Compre Calça de Moletom Jogger Masculina de R$129,90 por R$89,90. Na [Nome da Loja Virtual] você encontra ofertas incríveis, entrega rápida e garantida!


3. Autor da Página

Colocar neste campo o Nome da Loja Virtual


4. Direitos Autorais

Colocar neste campo o Nome da Loja Virtual


5. Idioma da Página

Colocar neste campo: PT-BR


6. URL da Página

Ter uma URL otimizado é um passo fundamental para se estar numa boa posição nos mecanismos de pesquisa. Para isso é preciso:

1. Trocar os espaços entre as palavras por traço (-).

2. Retirar da url qualquer acentuação, caractere especial ou ç.

Exemplo: calca-moletom-jogger


7. Tipo de Indexação

Colocar neste campo: INDEX, FOLLOW


8. Intervalo de Indexação

Colocar neste campo: 5 DAYS


9. Palavras Chave

Palavras chave são os termos que utilizamos no mecanismo de pesquisa para encontrar determinado conteúdo ou produto. E, é exatamente por isso que elas são extremamente importantes. Pois, é através delas que os motores de busca conseguem encontrar o seu conteúdo.

É importante se ter em mente que em cada produto ou página, você irá utilizar um determinado conjunto de palavras chave diferente.

Vale ressaltar que o conjunto de palavras chave pode ter até 160 caracteres (contando com os espaços).

Exemplo: calça moletom jogger masculina, calça jogger masculina comprar, comprar roupa masculina, site para comprar roupa masculina, roupas masculinas estilosas comprar

Confira como realizar a configuração SEO dentro do Sistema de Gestão(ERP) da Alfa Networks:




Sobre a Alfa Networks

A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira/São Paulo, focada em oferecer suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.

Com vinte e três anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistema de Gestão Empresarial (ERP), Website, Loja Virtual, SMS Marketing, E-mail Marketing, SEO e no fornecimento de Hospedagem, Help Desk e Consultoria.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na Mídia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos