O que há de errado com a minha loja virtual?

Por José Roberto Pinto

06 JUL 2015, 08:14

Notícia: O que há de errado com a minha loja virtual?

Você abriu uma loja virtual sonhando faturar rios de dinheiro e isso simplesmente não aconteceu?

Já ouviu falar naquele dito popular: "Sem saber em que lugar chegar, qualquer lugar serve?" Pois bem, chegou a hora de fazer um verdadeiro checkup em sua loja virtual e descobrir se não há nenhuma falha que esteja lhe proibindo de trilhar o tão sonhado caminho do sucesso.

1º O planejamento
Tudo começa por ele. Então, nada mais justo do que começar a revisão pelos primórdios, não?
Primeiro de tudo: Antes de abrir sua loja virtual ou mesmo quando abriu, você estabeleceu alguma meta para o seu negócio? Não? Então, como realmente você sabe que as coisas estão indo mal? Experimente sentar-se, rever o planejamento da loja virtual e só então estabelecer metas de crescimento. Vale lembrar que estas metas tem de ser reais. Ou seja, possíveis de ser alcançadas. Certinho?

2º O tal do público alvo
Você pode achar uma tremenda besteira. Mas, não poderia estar mais errado sobre isso. Afinal, é preciso conhecer perfeitamente bem o seu público alvo para se vender. Se não como você vai saber que tal desconto ou que determinada campanha vai atrair possíveis consumidores. Hm?
Por isso, reveja quem exatamente é seu público alvo e a partir dai estabeleça alguns traços de comportamento.
Estabelecer um perfil do consumidor, vai te ajudar a entender a mente dos seus consumidores e com isso, estabelecer o preço certo, a criação de campanhas certeiras e até mesmo a definir como divulgar sua marca de maneira matadora.

3º A loja virtual em si
Finalmente o último passo.
Você já olhou a sua loja virtual? Quando falo olhou, quero falar atentamente, reparando em cada detalhe, cada mínimo detalhe? Só se lembre de que é preciso olhar com uma visão de leigo. Ou seja, com o olhar de quem tem pouca familiaridade com o sistema de compras online e, portanto, precisa de tudo mastigado.

Lembre-se de:

  • Ver se as informações estão claras e a disposição para atender aos clientes.
  • Rever as políticas (Tanto as políticas de vendas, como as de compras) estão totalmente claras.
  • Verificar a usabilidade (ou seja o acesso em geral) está bem desenvolvida. Lembre-se também de verificar a usabilidade em dispositivos móveis. Afinal, hoje em dia isto já é uma realidade a ser considerada.
  • Analise cuidadosamente porque está havendo abandono de carrinhos. Se isso é por falta de informações (como o frete ou condições de pagamento), por ter um cadastro longo demais ou quem sabe por que o gatilho de pagamento está dando erro.

No comércio eletrônico todo cuidado é pouco! Por isso, revise constantemente estes pontos, a fim de diagnosticar e descobrir possíveis erros. Afinal em um ambiente de constância mudança é preciso ficar atento constantemente.

E você o que acha?

A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

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