Os 3 Tipos de Fraude mais Comuns em Lojas Virtuais

Por José Roberto Pinto

01 OUT 2014, 10:43

Notícia: Os 3 Tipos de Fraude mais Comuns em Lojas Virtuais

O comércio eletrônico já é uma realidade há muito tempo, mas somente agora com a facilidade de acesso à internet que vem se tornando promissor, sendo um dos setores que mais crescem no Brasil.

Afinal, a comodidade de comprar algo de dentro de sua casa com apenas uns cliques e ainda por cima bem mais barato do que em lojas físicas, atrai qualquer um. Não? Fora isso, tem a possibilidade de obter descontos exclusivos, sem falar que a entrega é feita em casa. Quem poderia resistir?

O único problema nas compras online é que quanto mais cresce o comércio eletrônico, mais se aumenta a taxa de fraudes. De acordo com uma pesquisa feita pelo Serasa Experian sobre Tentativas de Fraudes, as tentativas de golpe no Brasil ocorrem a cada 15 segundos.

Segundo Omar Jarouche, coordenador de Inteligência Estatística da ClearSale, embora sejam de diferentes tipos e meios, as fraudes geram danos aos lojistas, enfraquecendo suas vendas pelo chargeback ? termo aplicado quando a administradora do cartão cancela uma compra não reconhecida por seu titular, direcionando o prejuízo do pedido ao comerciante.

Pensando nisso, apontamos agora os 3 tipos mais comuns de golpe realizados em compras pela internet:


1. Deliberado
Este é aquele tipo de golpe em que uma pessoa ou quadrilha roubam e efetuam compras com dados de determinada pessoa. Sendo assim, o nome e o cartão de crédito são utilizados sem o consentimento do usuário. O pedido é entregue no endereço do fraudador, entretanto a loja fica com o prejuízo financeiro, pois o portador do cartão não reconhece a compra e consequentemente, a administradora do cartão cancela o pagamento.

2. Autofraude
Se na situação anterior o portador do cartão desconhecia a compra, neste é ele mesmo que frauda a loja virtual comprando e depois de receber os produtos notificando a administradora do cartão de crédito alegando também a desconhecer a compra.

3. Amigável
Esta situação nem sempre é feita de má fé, mas ainda assim também nos leva a fraude.
A situação acontece quando uma pessoa conhecida do portador do cartão realiza a compra, mas sem o consentimento do portador. Na maioria dos casos a transação não é reconhecida, causando assim despesa ao lojista.



A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na MÍdia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos