Quão seguro é seu controle de estoque?

Por José Roberto Pinto

18 SET 2014, 10:55

Notícia: Quão seguro é seu controle de estoque?

Tem, mas acabou!

Quem nunca ouviu esta frase? Se você é dono de uma loja física e/ ou virtual, sabe bem que isso pode chegar a acontecer de uma hora para outra, se não tomar cuidado com o estoque, certo?

Todo empresário sabe tudo aquilo que você coloca à venda na sua loja virtual deve estar disponível para entrega se o cliente comprar. Parece óbvio? Sim, mas na prática nem sempre é assim que acontece.

Você pode ter uma situação em que um colaborador ao vender um último item, esquece-se de dar baixa no estoque ou deixa para mais tarde e neste momento um cliente compra o mesmo item, que já não está disponível. Quando isso ocorre, além de perder a compra, provavelmente você também perderá o cliente para o concorrente. Mas afinal, como controlar o estoque?

Quando falamos de controlar estoque, muitas pessoas acreditam que isso é de outro mundo, afinal se até mesmo empresas grandes caem, como vamos conseguir, certo? Errado! O controle de estoque pode ser por muitas vezes excessivo, mas não é nada fora deste mundo. Desde que se seja perfeccionista, meticuloso e anancástico, é relativamente simples e para isso, preparamos você 6 dicas para não perder o controle do estoque.


1º O controle é à base de tudo!
Tudo que está disponível no estoque deve ser devidamente registrado e todas as movimentações ? entradas e saídas ? devem ser controladas.
Para facilitar o controle, vale a pena implementar um Sistema ERP Integrado.

2º Organização, a chave do negócio.
Não basta ter tudo na tela do computador. Ter uma organização lógica do local onde cada produto pode ser encontrado é fundamental.
Lembre-se: Quanto maior o estoque, mais rígido deve ser o processo.
Uma dica para manter tudo em ordem e facilitar a localização é dividir os produtos por categorias e criar códigos para cada um deles.

3º Nunca deixe para depois!
Toda vez que um produto for vendido, é necessário entrar imediatamente no sistema e dar baixa.

4º Previsão é tudo!
Para abastecer melhor o estoque, é preciso ter a visão exata de quais são os produtos com maior e menor saída e com que frequência cada item deve ser reposto. Para descobrir isso é bem simples: basta analisar o histórico de vendas.

5º Programe-se!
Você pode criar um calendário de compras, mas as chances de se terem falhas são maiores. Meu conselho é que estabeleça no sistema que quando chegar à determinada quantidade de itens, ele emita um alerta de reposição, no Sistema de Gestão ERP da Alfa Networks você recebe um aviso por e-mail toda vez que um produto chegue ao estoque mínimo. Mas não se esqueça de levar em consideração a sazonalidade.

6º Parceria somente com fornecedores confiáveis!
De nada adianta um controle de estoque impecável se o seu fornecedor não cumpre os prazos e te deixam na mão. Por isso na hora de fechar uma parceria priorize sempre à confiança, antes mesmo dos custos. Mais vale pagar mais pelo certo do que menos pelo incerto. Sua reputação é seu bem mais valioso, não se esqueça.



Quer ter o controle total de seu estoque?
Um Sistema ERP Integrado é a melhor ferramenta para isso, pois ele permite a integração de todos os processos operacionais e administrativo de sua empresa. Desde o controle de estoque (que pode ser até mesmo integrado, a loja física com a virtual) até compras, provisões, planejamento, manufatura, formação de preços, contas a pagar e receber, processos contábeis, administração de contratos, venda de serviços e todos os níveis de comércio varejista ou atacado, passando pela gestão eficaz dos relacionamentos com clientes e fornecedores, pós-venda, análise de resultados e muitos outros fatores personalizados, altamente adaptáveis a qualquer empresa, em qualquer ramo de negócios.

Implemente já em sua empresa o Sistema ERP Integrado da Alfa Networks.
Com mais de quinze anos de experiência, a Alfa Networks é uma empresa de TI focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na Mídia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos