Qual a diferença entre CF-e SAT, NF-e, NFC-e e NFS-e?

Por José Roberto Pinto

10 ABR 2018, 15:30

Notícia: Qual a diferença entre CF-e SAT, NF-e, NFC-e e NFS-e?

Com toda a complexidade tributária que temos em nosso país, é comum que se refiram ao CF-e SAT, NF-e, NFC-e e NFS-e, como se fossem a mesma coisa. Mas, quando se é um empreendedor, é preciso entender a diferença de cada documento. Pensando nisso, elaboramos este artigo.

1. CF-e SAT

Modelo CF-e SAT

O CF-e SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) existe desde 2014 e, funciona apenas no estado de São Paulo, como uma forma de substituir eletronicamente as antigas ECF (Emissoras de Cupons Fiscais).

O CF-e SAT gera e autentica os Cupons Fiscais Eletrônicos, armazena eletronicamente todas as operações do comércio de varejo e, posteriormente transmite esses documentos, via internet, à SEFAZ (Secretaria da Fazenda).



2. NF-e

Modelo NF-e

Criado para substituir as Notas Fiscais impressas, a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) é armazenada eletronicamente e visa possibilitar uma fiscalização tributária mais eficaz - uma vez que simplifica a fiscalização dos tributos ? e, facilitar os procedimentos contábeis.

Este documento pode ser utilizado tanto para registrar vendas, como para documentar outros tipos de movimentação, como: devoluções, remessas para consertos, baixas de estoque, dentre outras.

Além disso, a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) é igual em todos os estados do Brasil.



3. NFC-e

Modelo NFC-e

A NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) veio para substituir a necessidade de utilizar a ECF (Emissora de Cupom Fiscal), uma impressora homologada pelo governo. Ou seja, seu principal objetivo é extinguir o Cupom Fiscal. Mas, ao contrário da CF-e SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos), funciona em outros estados além de São Paulo.

Baseada em um sistema já existente, a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), a NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) foi desenvolvida para atender as necessidades do varejo, simplificando assim, os tramites burocráticos e agilizando o processo fiscal com a informatização. No entanto, diferentemente da CF-e SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos), não requer um software homologado com a SEFAZ (Secretaria da Fazenda), nem mesmo um equipamento de validação ou autenticação, podendo ser usada qualquer impressora não fiscal sem a autorização da Secretaria da Fazenda.



4. NFS-e

Modelo NFS-e

A NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica), conhecida também por ISS (Nota Fiscal Municipal), serve para registrar e comprovar a qualquer prestação de serviços, tais como: faculdades, cursinhos, escolas, academias, entre outros. Ela também pode ser utilizada para os produtos digitais, como: cursos online, congressos online, webinários, serviços de assinatura (sites de emprego, filmes, milhas, etc), dentre outros.

Apesar de ser baseada na NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), a NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) se caracteriza por ser um documento mais flexível. Sendo que o seu principal diferencial é não ser preciso ter uma Inscrição Estadual, somente a Municipal, para gerar a DANFSE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica). Entretanto, requisitos específicos, como o credenciamento e outras informações lançadas, depende de cada prefeitura. Portanto, é aconselhável fornecer o maior número de informações possível.



Não perca mais tempo e entre em contato conosco para conhecer o sistema que trará economia para sua empresa e agilidade na sua rotina!

A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, Marketing Online, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto Pinto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Alfa Networks na Mídia

O Sistema ERP que você precisa para administrar seu negócio!

  • Emissor de Notas Fiscais
  • Emissor de Boletos
  • Tela de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Relatórios Administrativos