Estudo de Caso: A Implementação do Sistema de Gestão Empresarial (ERP) da Cadbury e da Hershey's

Por José Roberto

29 SET 2017, 11:30

Notícia: Estudo de Caso: A Implementação do Sistema de Gestão Empresarial (ERP) da Cadbury e da Hershey's

Abrir seu próprio negócio não é nem de longe uma tarefa tão fácil assim. Mas, as coisas realmente começam a se complicar quando a empresa começa a crescer, pois, assim que aumenta a demanda (o que essencialmente é uma coisa boa), os problemas do dia-a-dia e os de cunho administrativo também aumentam, assim como, as planilhas de controle que se multiplicam a cada tarefa. E, é nesse momento que a maioria dos empreendedores procuram por um Sistema de Gestão Empresarial (ERP) para facilitar e otimizar o trabalho. Para saber mais sobre o que é um Sistema de Gestão Empresarial (ERP) e os seus benefícios clique aqui.

Mas o que acontece quando a solução se torna um problema? Confira agora mesmo um case de sucesso e outro de fracasso na Implementação de um Sistema de Gestão Empresarial (ERP) e, descubra através de exemplos como evitar que seu processo de implementação se torne um verdadeiro pesadelo.

1. CASO DE SUCESSO: CADBURY

CASO DE SUCESSO: CADBURY

A Empresa:
A Cadbury é uma empresa britânica de confeitos fundada em 1824, com sede na cidade de Londres.
No Brasil, a empresa é responsável pela distribuição da marca Adams, sendo a maior parte da sua produção concentrada nas marcas Trident, Halls, Chiclets e Bubbaloo.

A razão para implementar Sistema de Gestão Empresarial (ERP):
Assim como a maioria das empresas que decidem passar por este processo, a Cadbury estava em uma fase de crescimento constante e, os sistemas que ela utilizava para gerenciar a empresa não estavam mais conseguindo acompanhar este crescimento.

A estratégia para a implementação do Sistema de Gestão Empresarial (ERP):
Como toda implementação de um Sistema de Gestão Empresarial (ERP), a Cadbury levou um certo tempo para que todos os colaboradores acostumassem com o novo sistema e rotina estabelecida. Para facilitar toda essa mudança, a empresa também construiu um sistema de Feedback para monitorar todo esse processo e verificar se ele estava de acordo com o plano inicial.

Os resultados alcançados:
Com a implementação do Sistema de Gestão Empresarial (ERP) completa, a Cadbury conseguiu aumentar exponencialmente a sua eficiência nos processos diante de seu crescimento acelerado, que era o seu principal problema. Além disso, a empresa conseguiu melhorar e facilitar seu gerenciamento de estoque por filiais.



2. CASO DE FRACASSO: HERSHEY'S

CASO DE FRACASSO: HERSHEYS

A Empresa:
A Hershey's é a maior fábrica de chocolates, confeitos e balas da América do Norte. Possui operações em mais de 70 países, produzindo mais de 2.400 itens diferentes através de 80 marcas, entre as quais: Hershey's, Reese's, Kisses e Kit Kat.
No Brasil, a empresa atua no mercado desde 1998 quando começou a importação de produtos de grande sucesso nos Estados Unidos. Porém, não demorou muito para perceber que o mercado brasileiro tinha necessidades diferentes e, por isso, era necessário adaptar os produtos que seriam vendidos no país.
Com a compra da divisão de chocolates da Visconti em 2001, a marca iniciou sua produção nacional da linha de chocolates em barras e dos famosos Kisses, oferecendo produtos com qualidade diferenciada e embalagens adequadas ao consumidor brasileiro.

A Implementação do Sistema de Gestão Empresarial (ERP):
No final de 1996, a administração da Hershey's aprovou um projeto para um Sistema de Gestão Empresarial (ERP) com tempo recomendado de quatro anos para a implementação completa. Entretanto a empresa exigiu que o projeto fosse concluído em dois anos e meio.

Os que deu errado?
É como diz o ditado popular: "Nem tudo são flores!".
Ao subestimarem a complexidade da implementação do Sistema de Gestão Empresarial (ERP), a administração da Hershey's acabou elaborando um cronograma extremamente apertado. Aliado a isso, a empresa também não teve a preocupação de agendar os treinamentos do sistema para um período de menor demanda, deixando que ela fosse realizada justamente ao período de maior complexidade para a empresa.

O que aprendemos com isso?
Por mais que tenhamos vontade de apressar o processo de implementação para começar a ver os resultados o mais rápido possível, é preciso que se tenha em mente que não há como fazer milagres. O tempo é necessário para que a empresa identifique aquilo que funciona ou não dentro do seu processo, solicite alterações no sistema conforme a necessidade e estabeleça um período de adaptação para que os colaboradores se ajustem a nova rotina.
Outro ponto importante é agendar os treinamentos para um período em que a empresa esteja mais tranquila, ou seja, com um volume de trabalho menor, para que os colaboradores consigam assimilar melhor o processo e identificar os pontos de melhoria com mais facilidade.





Você já tentou implementar um Sistema de Gestão Empresarial (ERP) na sua empresa? Então, conta pra gente como foi a sua experiência!

Agora, se a sua empresa está crescendo e você quer implementar um Sistema de Gestão Empresarial (ERP) para ajudar na administração, entre em contato conosco e descubra tudo que podemos por sua empresa e para que a implementação do seu sistema corra o mais suave possível.

A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, Marketing Online, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

Newsletter

Receba as novidades por e-mail.

Responsive image

José Roberto

Telefone: (19)2114-0650

E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br

Rua Capitão Manoel Ferraz Camargo, 535

Jardim Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP

Chat - Deixe uma mensagem